Notícias
29/04/2026 - Previsão de Riscos Geo-Hidrológicos
Nesta quarta-feira (29/04/2026), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as regiões do Brasil é apresentado a seguir:
Risco Hidrológico
-
Região Nordeste: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe
Considera-se MODERADA a possibilidade de enxurradas, extravasamento de canais urbanos e alagamentos em áreas de drenagem deficiente nas Regiões Geográficas Intermediárias de Fortaleza (CE), Natal (RN), João Pessoa (PB), Recife (PE), Maceió (AL) e Aracaju (SE), devido aos acumulados existentes e à previsão de pancadas de chuva, que podem ocorrer com intensidade moderada. Ainda, o Rio Capibaribe Mirim que está em cota de inundação impactando nos municípios Itambé e Goiana (PE) (Figura 1).
-
Região Sul: Santa Catarina e Paraná
Considera-se MODERADA a possibilidade de enxurradas, extravasamento de canais urbanos e alagamentos em áreas de drenagem deficiente nas Regiões Geográficas Intermediárias de de Curitiba (PR), Joinville, Blumenau e Lages (SC) devido à previsão de pancadas de chuva, que podem ocorrer com intensidade moderada a forte e resultar em acumulados significativos (Figura 1).

- Figura 1 - Possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos em ao menos um município das mesorregiões indicadas. Este mapa é elaborado por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração os cenários de riscos hidrológicos atuais somados à previsão de chuva..
Risco Geológico
-
Região Nordeste: Pernambuco e Paraíba
Considera-se MODERADA a probabilidade de ocorrência de eventos de movimento de massa nas Regiões Geográficas Intermediárias (RGIs) de Recife (PE) e João Pessoa (PB) (Figura 2 - em amarelo), devido à presença de áreas com alta susceptibilidade a estes processos, aos acumulados de chuva registrados nas últimas 24 horas, principalmente na RGI de João Pessoa, e à previsão de pancadas de chuva no decorrer do dia. Nestas condições, podem ocorrer deslizamentos pontuais.
-
Região Sul: Paraná e Santa Catarina
Considera-se MODERADA a probabilidade de ocorrência de eventos de movimento de massa nas Regiões Geográficas Intermediárias de Curitiba (PR), Joinville e Blumenau (SC) (Figura 2 - em amarelo), devido à presença de áreas com alta susceptibilidade a estes processos e à previsão de pancadas de chuva, de intensidade moderada a forte, no decorrer do dia. Nestas condições, podem ocorrer deslizamentos pontuais.

- Figura 2 - Possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos em ao menos um município das mesorregiões indicadas. Este mapa é elaborado por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração os cenários de riscos hidrológicos atuais somados à previsão de chuva Dia.
Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo:
http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php