Notícias
27/07/2026 - Previsão de Riscos Geo-Hidrológicos
Nesta segunda-feira (27/07/2026), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as regiões do Brasil é apresentado a seguir:
Risco Hidrológico
-
Região Sul: Rio Grande do Sul
Considera-se MODERADA a possibilidade de continuidade do quadro de inundação instalado nas Regiões Geográficas intermediárias de Uruguaiana, devido ao deslocamento da onda de cheia do Rio Uruguai.
É MODERADA também a possibilidade de novos eventos hidrológicos nas Regiões intermediárias de Uruguaiana, Santa Maria e Pelotas, devido à previsão de chuva ao longo do dia, podendo ter pancadas a partir da tarde, que pode causar alagamentos e extravasamento de arroios, principalmente nas bacias do Ibirapuitã, Jacuí e Santa Maria, devido aos níveis elevados dos rios, que dificultam o escoamento das águas pluviais. (Figura 1).

- Figura 1 - Possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos em ao menos um município das mesorregiões indicadas. Este mapa é elaborado por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração os cenários de riscos hidrológicos atuais somados à previsão de chuva .
Risco Geológico
Considerando a previsão meteorológica e o acumulado de chuva dos últimos dias, não há cenário de risco significativo relacionado a eventos de movimentos de massa (Figura 2).

- Figura 2 - Probabilidade de ocorrência de deslizamentos em ao menos um município das mesorregiões (e/ou subdivisões regionais) indicadas. Este mapa é elaborado por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos geológicos atuais somados à previsão de chuva.
Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo:
http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php