Notícias
27/04/2024 - Previsão de Riscos Geo-Hidrológicos
Neste sábado (27/04/2024), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:
Risco Hidrológico
-
Região Sul: Rio Grande do Sul
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de inundações bruscas e alagamentos em áreas rebaixadas e com drenagem deficiente nas mesorregiões Sudeste Rio Grandense e Região Metropolitana de Porto Alegre, devido à previsão de chuva ao longo do dia, que pode ocorrer na forma de pancadas com forte intensidade. Também é MODERADA a possibilidade de ocorrência de inundações nas bacias do Quaraí, Santa Maria e Ibicuí, no Sudoeste Rio Grandense, devido aos altos acumulados previstos nas bacias de contribuição desses rios (Figura 1).
-
Região Nordeste: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte Ceará e Maranhão
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrências de enxurradas urbanas, extravasamento de córregos e alagamentos em áreas rebaixadas e com drenagem deficiente no litoral da região Nordeste, com atenção especial para as regiões Metropolitanas e outras áreas densamente ocupadas, devido à previsão de pancadas de chuva intermitentes ao longo do dia, com potencial para acumulados significativos (Figura 1).

- Figura 1 - Possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos em ao menos um município das mesorregiões indicadas. Este mapa é elaborado por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração os cenários de riscos hidrológicos atuais somados à previsão de chuva.
Risco Geológico
-
Região Nordeste: Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Alagoas
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa (em amarelo na Figura 2) no Recôncavo e Sul Baiano, Leste Alagoano, Leste Potiguar e Norte Cearense e Região Metropolitana de Fortaleza devido aos acumulados prévios associados à previsão de pancadas de chuva intermitentes. Neste cenário há possibilidade de ocorrer deslizamentos de terra pontuais, especialmente em encostas urbanizadas.

- Figura 2 - Probabilidade de ocorrência de deslizamentos em ao menos um município das mesorregiões (e/ou subdivisões regionais) indicadas. Este mapa é elaborado por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos geológicos atuais somados à previsão de chuva.
Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo:
http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php