Notícias
ATUALIZAÇÃO MADRUGADA
26/07/2026 - Previsão de Riscos Geo-Hidrológicos
Neste domingo (26/07/2026), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as regiões do Brasil é apresentado a seguir:
Risco Hidrológico
-
Região Sul: Rio Grande do Sul
Considera-se ALTA a possibilidade de continuidade do quadro de inundação instalado, devido à chuva dos dias anteriores, no terço inferior da Bacia do Rio Uruguai, na Região Geográfica Intermediária Uruguaiana, devido ao deslocamento da onda de cheia que se encontra em São Borja, em direção à Uruguaiana, provavelmente superando a cota de inundação em Itaqui (Figura 1).

- Figura 1 - Possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos em ao menos um município das Regiões Geográficas Intermediárias indicadas. Este mapa é elaborado por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração os cenários de riscos hidrológicos atuais somados à previsão de chuva.
Risco Geológico
Considerando a previsão meteorológica e o acumulado de chuva dos últimos dias, não há cenário de risco significativo relacionado a eventos de movimentos de massa (Figura 2).

- Figura 2 - Possibilidade de ocorrência de deslizamentos de terra em ao menos um município das Regiões Geográficas Intermediárias (e/ou subdivisões regionais) indicadas. Este mapa é elaborado por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos geológicos atuais somados à previsão de chuva.
Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo:
http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php