Notícias
ATUALIZAÇÃO MADRUGADA
25/04/2026 - Previsão de riscos geo-hidrológicos
Neste sábado (25/04/2026), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as regiões do Brasil é apresentado a seguir:
Risco Hidrológico
-
Região Norte: Pará
Considera-se MODERADA a possibilidade de extravasamento de canais urbanos e alagamentos em áreas de drenagem deficiente nas Regiões Geográficas Intermediárias de Castanhal e Belém (PA), devido à previsão de pancadas de chuva com intensidade moderada a forte a partir do período da tarde (Figura 1).
-
Região Nordeste: Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão
Considera-se MODERADA a possibilidade de enxurradas, extravasamento de canais urbanos e alagamentos em áreas de drenagem deficiente nas Regiões Geográficas Intermediárias de
Maceió (AL), Recife (PE), João Pessoa (PB), Natal (RN), Fortaleza (CE), Parnaíba e Teresina (PI); e São Luís (MA), devido à previsão de pancadas de chuva, que podem ocorrer com forte intensidade (Figura 1).
Risco Geológico
-
Região Nordeste: Bahia, Pernambuco, Sergipe e Rio Grande do Norte
Permanece MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos de movimento de massa na Região Geográfica Intermediária de Salvador (BA) (Figura 2), devido à presença de áreas com alta suscetibilidade a estes processos, aos acumulados de chuva registrados na última semana e à possibilidade de chuva com intensidade fraca a moderada ao longo do dia, que podem deflagrar deslizamentos pontuais em encostas.
Também é MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos de movimento de massa na Regiões Geográficas Intermediárias de Recife (PE), Aracaju (SE) e Natal (RN) (Figura 2), devido aos elevados acumulados de chuva registrados nas últimas 72 horas e à previsão de continuidade das chuvas, que podem ser de intensidade moderada ao longo do dia, e deflagrar deslizamentos pontuais em encostas com suscetibilidade a estes processos.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimentos de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo que ocorrências pequenas, são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo:
