Notícias
22/10/2021 - Previsão de riscos geo-hidrológicos
Nesta sexta-feira (22/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:
Risco Hidrológico
● Região Norte : Roraima.
Considera-se MODERADA a possibilidade de eventos hidrológicos na mesorregião Sul de Roraima, devido à previsão de pancadas de chuva que podem ser de intensidade moderada e podendo resultar em volumes expressivos. Assim, não se descarta a possibilidade de ocorrência de eventos de enxurradas em áreas com maiores declividades e alagamentos em áreas com drenagem insuficiente (Figura 1).
● Região Nordeste : Bahia.
Considera-se MODERADA a possibilidade de eventos hidrológicos na Região Metropolitana de Salvador e no Sul Baiano, devido à previsão de pancadas de chuva que podem ser de intensidade moderada e ao volume de chuva acumulado nas últimas 24 horas. Assim, não se descarta a possibilidade de ocorrência de eventos de enxurradas em áreas com maiores declividades e alagamentos em áreas com drenagem insuficiente (Figura 1).
Figura 1 - Mesorregiões brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos hidrológicos atuais somados à previsão de chuva.
Risco Geológico
● Região Nordeste : Bahia.
Considera-se M ODERADA a possibilidade de eventos de movimentos de massa na Região Metropolitana de Salvador e Sul Baiano, devido a previsão de pancadas de chuva moderada e aos acumulados prévios podendo deflagrar deslizamentos pontuais (Figura 2).
● Região Sudeste : São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.
Permanece M ODERADA a possibilidade de eventos de movimentos de massa na Região Metropolitana de Belo Horizonte, nas mesorregiões do Vale do Paraíba, Litoral Central e Norte Paulista, Campo das Vertentes, Zona da Mata Mineira e nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, devido ao volume de chuva acumulado nos últimos dias, que podem deflagrar deslizamentos pontuais (Figura 2).
Figura 2 - Mesorregiões brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos de movimento de massa. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos geológicos atuais somados à previsão de chuva.
Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (
movimento de massa
) e/ou hidrológico (
inundação
e/ou
enxurrada
) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo:
http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php