Notícias
21/12/2024 - Previsão de Riscos Geo-Hidrológicos
Neste sábado (21/12/2024), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:
Risco Hidrológico
-
Região Sudeste: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas mesorregiões Sul/Sudoeste de Minas, Campo das Vertentes e Metropolitana de Belo Horizonte no estado de Minas Gerais; Sul Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro; e Ribeirão Preto, Araraquara, Piracicaba, Bauru, Campinas, Vale do Paraíba Paulista e Macro Metropolitana Paulista no estado de São Paulo, devido à previsão de pancadas de chuvas com intensidade moderada a forte nestas regiões. Neste contexto, não se descarta a possibilidade de ocorrência de enxurradas, inundações pontuais dos córregos canalizados e alagamentos temporários de áreas rebaixadas, principalmente em áreas densamente ocupadas e com alta impermeabilização do solo (Figura 1).
Considera-se ALTA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos na mesorregião Metropolitana de São Paulo, devido à previsão de pancadas de chuvas com intensidade moderada a forte nestas regiões, associada aos volumes já acumulados e à vulnerabilidade da região. Neste contexto, não se descarta a possibilidade de ocorrência de enxurradas, inundações pontuais dos córregos canalizados e alagamentos temporários de áreas rebaixadas, principalmente em áreas densamente ocupadas e com alta impermeabilização do solo (Figura 1).

- Figura 1 - Possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos em ao menos um município das mesorregiões indicadas. Este mapa é elaborado por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração os cenários de riscos hidrológicos atuais somados à previsão de chuva Dia.
Risco Geológico
-
Região Sudeste: Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa (em amarelo, na Figura 2) nas Regiões Metropolitana de São Paulo e do Rio de Janeiro, Macro Metropolitana e Vale do Paraíba Paulista, Sul e Centro Fluminense, devido à presença de áreas com alta suscetibilidade e à previsão de pancadas de chuva de forte intensidade, que podem gerar altos acumulados no decorrer do dia, e deflagrar deslizamentos de terra, além de quedas de barreiras às margens de estradas e rodovias. Também é MODERADA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa nas Regiões Metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata, Campo das Vertentes e Sul de Minas, devido à previsão meteorológica indicar chuva ao longo do dia, com possibilidade de pancadas de forte intensidade, que podem deflagrar deslizamentos de terra em encostas com suscetibilidade.

- Figura 2 - Probabilidade de ocorrência de deslizamentos em ao menos um município das mesorregiões (e/ou subdivisões regionais) indicadas. Este mapa é elaborado por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos geológicos atuais somados à previsão de chuva.
Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo:
https://ocorrencias.cemaden.gov.br/