Notícias
ATUALIZAÇÃO MADRUGADA
20/10/2026 - Previsão de Riscos Geo-Hidrológicos
Nesta terça-feira (20/10/2026), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as regiões do Brasil é apresentado a seguir:
Risco Hidrológico
-
Região Sul: Rio Grande do Sul
Considera-se MODERADO a possibilidade de continuidade dos eventos hidrológicos na Região Geográfica Intermediária de Uruguaiana (RS), devido à propagação da onda de cheia na bacia do rio Uruguai, que poderá manter ou ocasionar novas inundações no rio principal e seus afluentes (Figura 1).
-
Região Nordeste: Bahia
Considera-se MODERADA a possibilidade de eventos hidrológicos na Regiões Geográficas Intermediárias de Ilhéus-Itabuna e Vitória da Conquista (BA), devido a previsão de chuva, no decorrer do dia, adicionando aos acumulados dos últimos dias, que poderão ocasionar enxurradas, alagamentos e extravasamento de córregos, além de inundações em pequenas bacias hidrográficas (Figura 1).
Risco Geológico
-
Região Sudeste: Minas Gerais
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos de movimentos de massa na Região Geográfica Intermediária de Teófilo Otoni-MG (Figura 2), devido aos acumulados prévios associados à previsão de chuva de intensidade fraca ao longo do dia, podendo incrementar os acumulados já observados e deflagrar deslizamentos pontuais em encostas com suscetibilidade a estes processos.
-
Região Nordeste: Bahia
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos de movimentos de massa na Região Geográfica Intermediária de Ilhéus-Itabuna-BA (Figura 2), devido à previsão de chuva no decorrer o dia, podendo ocorrer na forma de pancadas, com possibilidade de gerar acumulados significativos para a deflagração de deslizamentos pontuais em encostas com suscetibilidade a estes processos.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo:
http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php
