Notícias
20/06/2025 - Previsão de riscos geo-hidrológicos
Nesta sexta-feira (20/06/2025), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as regiões do Brasil é apresentado a seguir:
Risco Hidrológico
-
Região Norte: Amazonas
Considera-se MODERADA a probabilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas Regiões Geográficas Intermediárias de Manaus e Parintins (AM), devido ao processo de inundação gradual na Bacia do Rio Solimões. Neste cenário, espera-se a continuidade do deslocamento da maré de cheia, com possibilidade de atingir áreas de ocupação ribeirinha nas planícies de inundação, dificultando o escoamento de córregos e igarapés urbanos pelo efeito de remanso (Figura 1).
-
Região Nordeste: Alagoas e Pernambuco
Considera-se MODERADA a possibilidade de permanência de eventos hidrológicos nas Regiões Geográficas Intermediárias de Recife (PE) e Maceió (AL), devido à previsão de chuva moderada. Assim, não se descarta a possibilidade de ocorrência de inundações pontuais dos córregos canalizados em áreas urbanas e alagamentos temporários de áreas rebaixadas (Figura 1).
-
Região Sul: Rio Grande do Sul e Santa Catarina
Considera-se MODERADA a possibilidade de eventos hidrológicos nas Regiões Geográficas Intermediárias de Caxias do Sul, Ijuí e Passo Fundo (RS), Chapecó, Lages, Caçador, Criciúma e Florianópolis (SC) devido à previsão de continuidade da chuva com incremento dos acumulados prévios já elevados, com possibilidade de ocorrência de inundação de córregos urbanos e/ou alagamentos de áreas rebaixadas (Figura 1).
Considera-se ALTA a possibilidade de eventos hidrológicos nas Regiões Geográficas Intermediárias de Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul - Lajeado, Santa Maria e Uruguaiana (RS), onde existe a possibilidade de chuva contínua e bem distribuída, de intensidade moderada a forte, com incremento dos acumulados prévios já elevados, e consequente continuidade da elevação dos níveis hidrométricos nas Bacias dos Rios Ibirapuitã, Quaraí, Taquari, Caí e Dos Sinos. Com a probabilidade de atingir cotas de transbordamento dos principais rios e seus afluentes, além de alagamentos de áreas rebaixadas (Figura 1).
Risco Geológico
-
Região Sul: Rio Grande do Sul
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa (Figura 2) nas Regiões Geográficas Intermediárias de Caxias do Sul, Santa Maria, Santa Cruz do Sul - Lajeado, Porto Alegre e Passo Fundo, devido aos acumulados prévios associados a condições para chuva de intensidade moderada, podendo deflagrar deslizamentos de pequeno porte, principalmente em taludes de corte de estradas.
-
Região Nordeste: Alagoas e Pernambuco
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa (Figura 2) nas Regiões Geográficas Intermediárias de Maceió-AL e Recife-PE, devido à previsão de chuva de intensidade moderada, associada à acumulados prévios, que podem ser suficientes para deflagrar ocorrências pontuais de deslizamentos de pequeno porte em encostas urbanas.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo:
http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php
