Notícias
19/10/2026 - Previsão de Riscos Geo-Hidrológicos
Nesta segunda-feira (19/10/2026), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as regiões do Brasil é apresentado a seguir:
Risco Hidrológico
- Região Sul: Rio Grande do Sul
Considera-se MODERADO a possibilidade de continuidade dos eventos hidrológicos na Região Geográfica Intermediária de Uruguaiana (RS), devido à propagação da onda de cheia na bacia do rio Uruguai, que poderá manter ou ocasionar novas inundações no rio principal e seus afluentes (Figura 1).
- Região Sudeste: Minas Gerais e Espírito Santo
Considera-se MODERADA a possibilidade de eventos hidrológicos nas Regiões Geográficas Intermediárias de Teófilo Otoni (MG) e São Mateus (ES), devido à previsão de pancadas de chuva de intensidade moderada, principalmente a partir tarde, que poderão ocasionar enxurradas, alagamentos e extravasamento de córregos, além de inundações em pequenas bacias hidrográficas (Figura 1).
- Região Nordeste: Bahia
Considera-se MODERADA a possibilidade de eventos hidrológicos na Regiões Geográficas Intermediárias de Ilhéus-Itabuna e Vitória da Conquista (BA), devido a previsão de chuva, principalmente a partir da tarde, com possibilidade de pancadas com intensidade moderada, que poderão ocasionar enxurradas, alagamentos e extravasamento de córregos, além de inundações em pequenas bacias hidrográficas (Figura 1).

- Figura 1 - Possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos em ao menos um município das Regiões Geográficas Intermediárias indicadas. Este mapa é elaborado por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração os cenários de riscos hidrológicos atuais somados à previsão de chuva.
Risco Geológico
- Região Sudeste: Minas Gerais e Espírito Santo
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos de movimentos de massa nas Regiões Geográficas Intermediárias de Colatina-ES, São Mateus-ES, Governador Valadares-MG e Teófilo Otoni-MG (Figura 2), devido à previsão de chuva de intensidade moderada, com pancadas, principalmente a partir da tarde, podendo gerar acumulados significativos para deflagrar deslizamentos pontuais em encostas com suscetibilidade a estes processos.
- Região Nordeste: Bahia
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos de movimentos de massa na Região Geográfica Intermediária de Ilhéus-Itabuna-BA (Figura 2), devido à previsão de chuva de intensidade moderada, com pancadas, principalmente a partir da tarde, podendo gerar acumulados significativos para deflagrar deslizamentos pontuais em encostas com suscetibilidade a estes processos.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo:
http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php