Notícias
ATUALIZAÇÃO MADRUGADA
19/09/2026 - Previsão de Riscos Geo-Hidrológicos
Neste sábado (19/09/2026), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as regiões do Brasil é apresentado a seguir:
Risco Hidrológico
-
Região Sul: Rio Grande do Sul e Santa Catarina
Considera-se ALTA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas Regiões Geográficas Intermediárias de Caxias do Sul (RS); Criciúma, Lages, Florianópolis, Blumenau e Joinville (SC); devido à previsão de precipitação ao longo do dia, que pode ocorrer em forma de pancadas, com intensidade moderada a forte, e resultar em acumlados de chuva elevados, que podem provocar o extravasamento de córregos, enxurradas e alagamentos urbanos em função da extrapolação da capacidade dos sistemas de drenagem, principalmente em áreas densamente ocupadas e com alta impermeabilização do solo (Figura 1).
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas Regiões Geográficas intermediárias de Porto Alegre, Santa Maria, Santa Cruz do Sul - Lajeado, Passo Fundo, Ijuí e Uruguaiana (RS); Chapecó e Caçador (SC), devido a previsão de chuva podendo ocorrer pancadas, de intensidade moderada a forte, com acumulados resultando no extravasamento de córregos, enxurradas e alagamentos urbanos devido ao extravasamento da capacidade dos sistemas de drenagem, principalmente em áreas densamente ocupadas e com alta impermeabilização do solo (Figura 1). Para a região de Ijuí e Uruguaiana, destaca-se o estado atual do Rio Uruguai em algumas estações de monitoramento, onde poderão ser observados incrementos nos níveis fluviométricos.
Risco Geológico
-
Região Sul: Santa Catarina e Rio Grande do Sul
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos de movimento de massa nas Regiões Geográficas Intermediárias de Chapecó, Caçador, Lages, Joinville, Blumenau e Florianópolis/SC e em Passo Fundo, Santa Maria, Santa Cruz do Sul - Lajeado e Caxias do Sul/RS (Figura 2- em amarelo), devido à presença de áreas com alta suscetibilidade a estes processos e à previsão de chuva de intensidade moderada a forte, que podem gerar altos acumulados pontualmente ao longo do dia, e deflagrar deslizamentos pontuais em encostas.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo:
http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php
