Notícias
ATUALIZAÇÃO MADRUGADA
16/04/2025 - Previsão de Riscos Geo-Hidrológicos
Nesta quarta-feira (16/04/2025), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as regiões do Brasil é apresentado a seguir:
Risco Hidrológico
-
Região Sudeste: São Paulo e Minas Gerais
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas Regiões Geográficas intermediárias de Campinas (SP) e a Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG) devido à possibilidade de pancadas ao longo do dia, favorecendo a ocorrência de novas enxurradas, alagamentos temporários de áreas urbanas rebaixadas e inundações pontuais em córregos parcialmente canalizados (Figura 1).
Risco Geológico
-
Região Sudeste: Minas Gerais
Considerando a previsão meteorológica que indica chuva de intensidade moderada no decorrer do dia, apenas a Região Metropolitana de Belo Horizonte e a Região Intermediária de Teófilo Otoni apresentam cenários de risco MODERADO para Movimentos Gravitacionais de Massa, nas demais regiões não há cenário de risco significativo relacionado a eventos de movimentos de massa (Figura 2).

- Figura 2 - Probabilidade de ocorrência de deslizamentos em ao menos um município das mesorregiões (e/ou subdivisões regionais) indicadas. Este mapa é elaborado por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos geológicos atuais somados à previsão de chuva.
Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo:
http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php
