Notícias
14/12/2025 - Previsão de Riscos Geo-Hidrológicos
O cenário de risco de eventos Geo-Hidrológicos para as regiões do Brasil é apresentado a seguir:
Risco Hidrológico
-
Região Sul: Paraná
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrências de inundações pontuais, extravasamento de córregos, alagamentos urbanos em áreas rebaixadas com drenagem deficiente, na Região Geográfica Intermediárias de Londrina (PR), devido à previsão de continuidade de chuva com intensidade moderada a forte, que pode perfazer acumulados pluviométricos significativos ao longo do dia (Figura 1).
-
Região Sudeste: São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrências de enxurradas urbanas e extravasamento de córregos, com drenagem deficiente, na Região Geográfica Intermediária Campinas e Sorocaba (SP), Pouso Alegre (MG), Vitória e Cachoeiro do Itapemirim (ES), devido à previsão de formação de tempestades isoladas com potencial para pancadas de chuva que podem ocorrer com intensidade moderada a forte (Figura 1).

- Figura 1 - Possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos em ao menos um município das Regiões Geográficas Intermediárias indicadas. Este mapa é elaborado por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração os cenários de riscos hidrológicos atuais somados à previsão de chuva.
Risco Geológico
-
Região Sudeste: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos de movimento de massa nas Regiões Geográficas Intermediárias de Petrópolis e Campos dos Goytacazes (RJ); São José dos Campos, São Paulo, Campinas e Sorocaba (SP); Pouso Alegre e Juiz de Fora (MG) (em amarelo, na Figura 2), devido à presença de áreas com alta suscetibilidade a deslizamentos e à previsão de formação de tempestades isoladas com potencial para pancadas isoladas de chuva que podem ocorrer com intensidade moderada a forte. Nestas condições podem ocorrer deslizamentos pontuais, principalmente em encostas urbanas.

- Figura 2 - Probabilidade de ocorrência de deslizamentos de terra em ao menos um município das Regiões Geográficas Intermediárias (e/ou subdivisões regionais) indicadas. Este mapa é elaborado por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos geológicos atuais somados à previsão de chuva.
Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimentos de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo que ocorrências pequenas, são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo:
http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php