Notícias
ATUALIZAÇÃO MADRUGADA
12/03/2026 - Previsão de riscos geo-hidrológicos
Nesta quinta-feira (12/03/2026), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as regiões do Brasil é apresentado a seguir:
Risco Hidrológico
-
Região Centro-Oeste: Mato Grosso do Sul
Considera-se MODERADA a possibilidade de enxurradas, alagamentos em áreas de drenagem deficiente e extravasamento de canais urbanos na Região Geográfica Intermediária de Campo Grande (MS), devido à previsão de pancadas de chuva, com intensidade moderada a forte (Figura 1).
-
Região Nordeste: Bahia
Considera-se ALTA a possibilidade de ocorrência de inundação gradual na Região Geográfica Intermediária de Guanambi (BA), devido à possibilidade de elevação ou continuidade dos níveis elevados do rio São Francisco e seus afluentes, em decorrência das condições de saturação do solo e da previsão de acumulados de chuva para os próximos dias que contribuirão para a permanência da situação hidrológica (Figura 1).
-
Região Sudeste: Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro
Considera-se MODERADA a possibilidade de enxurradas, alagamentos em áreas de drenagem deficiente e extravasamento de canais urbanos nas Regiões Geográficas Intermediárias de Juiz de Fora (MG); Sorocaba e São José dos Campos (SP); e Petrópolis (RJ) devido à previsão de chuva contínua durante o dia em São Paulo e possibilidade de pancadas, com intensidade moderada a forte (Figura 1).
Considera-se ALTA a possibilidade de enxurradas, alagamentos em áreas de drenagem deficiente e extravasamento de canais urbanos nas Regiões Geográficas Intermediárias de São Paulo e Campinas (SP), devido à previsão de chuva ao longo do dia com possibilidade de pancadas, com intensidade moderada a forte, principalmente à tarde. (Figura 1).
-
Região Sul: Paraná
Considera-se MODERADA a possibilidade de enxurradas, alagamentos em áreas de drenagem deficiente e extravasamento de canais urbanos na Região Geográfica Intermediária de Curitiba (PR), devido à previsão de chuva contínua ao longo do dia, com possibilidade de pancadas, com intensidade moderada a forte (Figura 1).

- Figura 1 - Possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos em ao menos um município das Regiões Geográficas Intermediárias indicadas. Este mapa é elaborado por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração os cenários de riscos hidrológicos atuais somados à previsão de chuva.
Risco Geológico
-
Região Norte: Amazonas
Considera-se MODERADA (Figura 2) a probabilidade de ocorrência de eventos de movimento de massa na Região Geográfica Intermediária de Manaus (AM), devido à possibilidade de pancadas de chuva, que podem ser de intensidade forte localmente, a qualquer hora do dia. Nestas condições, podem ocorrer deslizamentos pontuais em encostas com alta suscetibilidade a estes processos.
-
Região Sudeste: Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo
Considera-se ALTA (Figura 2) a probabilidade de ocorrência de eventos de movimento de massa nas Regiões Geográficas Intermediárias de São José dos Campos e São Paulo (SP), devido aos acumulados dos últimos dias e à possibilidade de pancadas de chuva, que podem ser de intensidade moderada a forte, e gerar altos acumulados localmente. Nestas condições, podem ocorrer deslizamentos pontuais e esparsos em encostas naturais e taludes artificiais com suscetibilidade a estes processos.
Considera-se MODERADA (Figura 2) a probabilidade de ocorrência de eventos de movimento de massa nas Regiões Geográficas Intermediárias de Belo Horizonte, Ipatinga e Juiz de Fora (MG); Petrópolis, Rio de Janeiro e Volta Redonda - Barra Mansa (RJ); Sorocaba e Campinas (SP), devido à possibilidade de pancadas de chuva, que podem ser de intensidade moderada a forte localmente, principalmente no período da tarde. Nestas condições, podem ocorrer deslizamentos pontuais em encostas com alta suscetibilidade a estes processos.
-
Região Sul: Paraná
Considera-se MODERADA (Figura 2) a probabilidade de ocorrência de eventos de movimento de massa na Região Geográfica Intermediária de Curitiba (PR), devido à presença de áreas com alta suscetibilidade à deslizamentos e a possibilidade de chuva de forte intensidade, com altos acumulados ao longo do dia, que podem deflagrar movimentos de massa em encostas.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo:
http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php