Notícias
11/12/2021 - Previsão de riscos geo-hidrológicos
Neste sábado (11/12/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:
Risco Hidrológico
● Região Sudeste : Espírito Santo e Minas Gerais
Considera-se MODERADA a possibilidade de eventos hidrológicos nas mesorregiões do Litoral Norte e Noroeste do Espírito Santo, e nas mesorregiões Jequitinhonha e Vale do Mucuri em Minas Gerais, devido à precipitação acumulada dos últimos dias e à previsão de pancadas de chuva de intensidade moderada com potencial de elevar ainda mais estes acumulados. Portanto, não se descarta a possibilidade de ocorrência de alagamentos, inundações dos rios da região e enxurradas em áreas urbanas (Figura 1).
● Região Nordeste : Bahia
Considera-se ALTA a possibilidade de eventos hidrológicos na mesorregião Sul Baiano, devido à precipitação acumulada dos últimos dias somada a previsão de pancadas de chuva ao longo do dia. Assim, não se descarta a possibilidade de ocorrência de alagamentos, inundações dos rios da região e enxurradas em áreas urbanas (Figura 1).
Considera-se MODERADA a possibilidade de eventos hidrológicos na mesorregião Centro Sul Baiano (especialmente Vitória da Conquista e Itororó) e na região Metropolitana de Salvador devido à previsão de pancadas de chuva ao longo do dia. Assim, não se descarta a possibilidade de ocorrência de alagamentos, inundações de pequenos rios e enxurradas em áreas urbanas (Figura 1).
Figura 1 - Possibilidade de ocorrência de inundações e enxurradas em ao menos um município das mesorregiões indicadas. Este mapa é elaborado por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração os cenários de riscos hidrológicos atuais somados à previsão de chuva.
Risco Geológico
● Região Nordeste: Bahia
Considera-se ALTA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa no litoral Sul Baiano, devido aos elevados acumulados observados nos últimos dias e à previsão de chuva moderada a forte no decorrer do dia, que poderá alcançar acumulados expressivos e deflagrar deslizame ntos de terra esparsos nas áreas de risco dos municípios monitorados. Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa do Recôncavo Baiano, com destaque para a capital Salvador.
● Região Sudeste : Espírito Santo e Minas Gerais
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa nas mesorregiões do Litoral Norte e Noroeste do Espírito Santo, e nas mesorregiões Jequitinhonha, Vale do Mucuri e Norte de Minas Gerais, devido à precipitação acumulada dos últimos dias e à previsão de pancadas de chuva de intensidade moderada com potencial de elevar ainda mais estes acumulados. Portanto, não se descarta a possibilidade de ocorrência de deslizamentos pontuais e induzidos (Figura 2).
Figura 2 - Possibilidade de ocorrência de deslizamentos em ao menos um município das mesorregiões indicadas. Este mapa é elaborado por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos geológicos atuais somados à previsão de chuva.
Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (
movimento de massa
) e/ou hidrológico (
inundação
e/ou
enxurrada
) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo:
http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php