Notícias
10/10/2021 - Previsão de Risco Geo-Hidrológicos
Neste domingo (10/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:
Risco Hidrológico
● Região Sudeste : Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo.
Considera-se MODERADA a possibilidade de eventos de risco hidrológico nas regiões da Zona da Mata, Sul de Minas, Metropolitana do Rio de Janeiro, Sul Fluminense e na porção leste do estado de São Paulo, incluindo a região metropolitana de São Paulo, devido a previsão de pancadas de chuva e acumulados significativos ao longo do dia, favorecendo eventos de enxurrada urbana, extravasamento dos canais de drenagem e alagamentos temporários em áreas rebaixadas (Figura 1).
● Região Sul : Paraná.
Considera-se MODERADA a possibilidade de eventos de risco hidrológico na região do Oeste Paranaense, devido a previsão de pancadas de chuva, favorecendo eventos de enxurrada urbana, extravasamento dos canais de drenagem e alagamentos temporários de áreas rebaixadas (Figura 1).
Figura 1 - Mesorregiões brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos hidrológicos atuais somados à previsão de chuva.
Risco Geológico
● Região Sudeste : Minas Gerais e São Paulo.
Considera-se MODERADA a possibilidade de eventos de movimentos de massa entre o sul de Minas Gerais e o Vale do Paraíba em São Paulo, especialmente deslizamentos induzidos em áreas urbanas da Serra da Mantiqueira (Figura 2).
● Região Sul : Paraná.
Considera-se MODERADA a possibilidade de eventos de movimentos de massa no oeste do Paraná devido aos acumulados em 48 horas e à previsão meteorológica, que podem ser suficientes para deflagrar movimentos de massa pontuais (Figura 2).
Figura 2 - Mesorregiões brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos de movimento de massa. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos geológicos atuais somados à previsão de chuva.
Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (
movimento de massa
) e/ou hidrológico (
inundação
e/ou
enxurrada
) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo:
http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php