Notícias
09/01/2026 - Previsão de Riscos Geo-Hidrológicos
Nesta sexta-feira (09/01/2026), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as regiões do Brasil é apresentado a seguir:
Risco Hidrológico
-
Região Sul: Rio Grande do Sul
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrências de enxurradas urbanas, extravasamento de córregos, alagamentos em áreas rebaixadas e com drenagem deficiente na Regiões Geográficas Intermediárias de Santa Maria, Santa Cruz do Sul e Porto Alegre (RS), devido à previsão de pancadas isoladas de chuva, que podem acontecer a qualquer hora do dia, podendo ser de forte intensidade (Figura 1).

- Figura 1 - Possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos em ao menos um município das mesorregiões indicadas. Este mapa é elaborado por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração os cenários de riscos hidrológicos atuais somados à previsão de chuva..
Risco Geológico
-
Região Sul: Rio Grande do Sul
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos de movimento de massa na Região Geográfica Intermediária de Santa Maria/RS (Figura 2), devido à presença de áreas com alta suscetibilidade a estes processos e à previsão de chuvas com intensidade moderada a forte, que podem gerar altos acumulados ao longo do dia, e deflagrar deslizamentos pontuais, principalmente em encostas urbanas.

- Figura 2 - Probabilidade de ocorrência de deslizamentos em ao menos um município das mesorregiões (e/ou subdivisões regionais) indicadas. Este mapa é elaborado por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos geológicos atuais somados à previsão de chuva.
Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo:
http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php