Notícias
08/01/2026 - Previsão de riscos geo-hidrológicos (Atualização Madrugada)
Nesta quinta-feira (08/01/2026), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as regiões do Brasil é apresentado a seguir:
Risco Hidrológico
-
Região Sudeste: São Paulo
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrências de enxurradas urbanas, extravasamento de córregos, alagamentos em áreas rebaixadas e com drenagem deficiente nas Regiões Geográficas Intermediárias de São Paulo e São José dos Campos (SP), devido à possibilidade de pancadas isoladas, com taxas de precipitação que podem ter intensidade forte, principalmente no período da tarde/noite (Figura 1).
Risco Geológico
Considerando a previsão meteorológica e o acumulado de chuva registrado nos últimos dias, não há cenário de risco significativo relacionado a eventos de movimentos de massa (Figura 2).

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimentos de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo que ocorrências pequenas, são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo:
