Notícias
ATUALIZAÇÃO MADRUGADA
06/05/2025 - Previsão de riscos geo-hidrológicos
Nesta terça-feira (06/05/2025), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as regiões do Brasil é apresentado a seguir:
Risco Hidrológico
-
Região Norte: Amazonas
Considera-se MODERADA a probabilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas Regiões Geográficas Intermediárias de Manaus (AM), devido à propagação da onda de inundação no processo de cheia existente nos rios Negro e Solimões, e Tefé (AM), devido à propagação da onda de inundação no processo de cheia existente nos rios Javari e Solimões. Neste cenário, espera-se a elevação gradual destes rios com possibilidade de atingir áreas de ocupação ribeirinhas das planícies de inundação e várzeas dos rios, dificultando o escoamento de córregos e igarapés urbanos pelo efeito de remanso (Figura 1).
-
Região Nordeste: Bahia, Sergipe e Alagoas
Considera-se MODERADO a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas Regiões Geográficas Intermediárias de Aracaju (SE); Maceió (AL) Salvador (BA), devido à previsão de de chuva com possibilidade de pancadas de intensidade moderada a forte. Assim, não se descarta a possibilidade de ocorrência de inundações pontuais dos córregos canalizados em áreas urbanas, extravasamento dos canais de drenagem e alagamentos temporários de áreas rebaixadas (Figura 1).
Risco Geológico
-
Região Nordeste: Bahia e Sergipe
É MODERADA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa (em amarelo, na Figura 2) nas Regiões Geográficas Intermediárias de Salvador-BA e Aracaju-SE, devido a presença de áreas com alta suscetibilidade e vulnerabilidade nestes locais, aos altos acumulados de chuva registrados nos últimos dias e a previsão de continuidade das chuvas ao longo do dia. Neste cenário, há possibilidade de ocorrências de deslizamentos pontuais em encostas suscetíveis e quedas de barreiras ao longo de estradas e rodovias.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo:
http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php
