Notícias
ATUALIZAÇÃO MADRUGADA
06/02/2025 - Previsão de Riscos Geo-Hidrológicos
Nesta quinta-feira (06/02/2025), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as regiões do Brasil é apresentado a seguir:
Risco Hidrológico
- Região Sul: Paraná e Santa Catarina
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas Regiões Geográficas Intermediárias de Maringá (PR), com atenção para o município de Umuarama, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí (SC), devido à previsão de chuva que pode ocorrer em forma de pancadas, associada aos acumulados de chuva dos dias anteriores. Assim, não se descarta a possibilidade de ocorrência de enxurradas, inundações pontuais dos córregos canalizados em áreas urbanas e alagamentos temporários de áreas rebaixadas (Figura 1).
- Região Nordeste: Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas Regiões Geográficas Intermediárias de São Luís (MA), Teresina e Parnaíba (PI), e Fortaleza (CE); devido à previsão de chuva que pode gerar acumulados pluviométricos significativos ao longo do dia. Assim, não se descarta a possibilidade de ocorrência de inundações pontuais dos córregos canalizados em áreas urbanas e alagamentos temporários de áreas rebaixadas (Figura 1).
Considera-se ALTA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas Regiões Geográficas Intermediárias de Natal (RN), Recife (PE), João Pessoa (PB), Maceió (AL), devido aos altos acumulados de chuva observados nas últimas 24 horas, que somados à previsão de chuva podem incrementar ainda mais os volumes de chuva nas bacias hidrográficas e consequentemente elevar os níveis dos rios e açudes localizados nessas regiões. Assim, não se descarta a possibilidade de ocorrência de inundações de rios e córregos urbanos e alagamentos temporários de áreas rebaixadas (Figura 1).
Risco Geológico
- Região Nordeste: Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte
Considera-se ALTA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa (em laranja na Figura 2) nas Regiões Geográficas Intermediárias de Recife, Maceió e João Pessoa devido à presença de áreas com alta suscetibilidade e vulnerabilidade, aos altos acumulados de chuva nas últimas horas (que superam 250 mm em 24 horas em alguns municípios) e à previsão de continuidade das chuvas no decorrer do dia, que pode ser de forte intensidade localmente. Este cenário indica que há possibilidade de ocorrer deslizamentos de terra pontuais, induzidos e esparsos em áreas suscetíveis, incluindo quedas de barreiras em estradas e rodovias.
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa (em amarelo na Figura 2) nas Regiões Geográficas Intermediárias de Natal, Fortaleza e São Luís devido à previsão de chuva, que pode ser de forte intensidade, e gerar acumulados suficientes para deflagrar deslizamentos de terra pontuais, principalmente em encostas urbanas com alta suscetibilidade.
- Região Norte: Amazonas
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa (em amarelo , na Figura 2) na Região Geográfica Intermediária de Manaus, devido à previsão de possibilidade de pancadas de chuva que podem deflagrar ocorrências pontuais de deslizamentos de terra em áreas com suscetibilidade.
- Região Sul: Santa Catarina
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa (em amarelo , na Figura 2) nas Regiões Geográficas Intermediárias de Florianópolis e Blumenau, devido à previsão de chuva ao longo dia, que poderá ser na forma de pancadas de forte intensidade, que podem deflagrar ocorrências pontuais de deslizamentos de terra em áreas com suscetibilidade.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo:
https://ocorrencias.cemaden.gov.br/
