Notícias
ATUALIZAÇÃO MADRUGADA
04/07/2025 - Previsão de Riscos Geo-Hidrológicos
Nesta sexta-feira (04/07/2025), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as regiões do Brasil é apresentado a seguir:
Risco Hidrológico
-
Região Sul: Rio Grande do Sul
Considera-se ALTA a possibilidade de eventos hidrológicos na Região Geográfica Intermediária de Uruguaiana, devido aos elevados níveis fluviométricos na Bacia do Rio Uruguai, que se encontram acima da cota de transbordamento e ainda em suave elevação, iniciando o processo de estabilização (Figura 1).
Considera-se MODERADA a possibilidade de eventos hidrológicos na Região Geográfica Intermediária de Porto Alegre, devido aos elevados níveis fluviométricos nas bacias hidrográficas contribuintes do Lago Guaíba, especialmente os Rios Jacuí e dos Sinos, cuja onda de cheia encontra-se no terço inferior de ambas as bacias (Figura 1).
-
Região Norte: Amazonas
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas Regiões Geográficas Intermediárias de Manaus e Parintins, devido ao processo de inundação gradual na Bacia dos Rios Negro e Solimões. Neste cenário, espera-se a continuidade do deslocamento da onda de cheia, com possibilidade de atingir áreas de ocupação ribeirinha nas planícies de inundação, dificultando o escoamento de córregos e igarapés urbanos pelo efeito de remanso (Figura 1).

- Figura 1 - Possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos em ao menos um município das Regiões Geográficas Intermediárias indicadas. Este mapa é elaborado por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração os cenários de riscos hidrológicos atuais somados à previsão de chuva.
Risco Geológico
Considerando a previsão meteorológica e o acumulado de chuva dos últimos dias, não há cenário de risco significativo relacionado a eventos de movimentos de massa (Figura 2).

- Figura 2 - Probabilidade de ocorrência de deslizamentos em ao menos um município das Regiões Geográficas Intermediárias (e/ou subdivisões regionais) indicadas. Este mapa é elaborado por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos geológicos atuais somados à previsão de chuva.
Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo:
http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php