Notícias
02/02/2026 - Previsão de Riscos Geo-Hidrológicos
Nesta segunda-feira (02/02/2026), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as regiões do Brasil é apresentado a seguir:
Risco Hidrológico
-
Região Norte: Acre e Amazonas
Considera-se MODERADA a possibilidade de inundação gradual de áreas ribeirinhas devido ao extravasamento de rios e igarapés nas Regiões Geográficas Intermediárias de Cruzeiro do Sul, Rio Branco (AC), Lábrea e Tefé (AM), devido à propagação das ondas de cheia afetando os rios principais e afluentes, somada à previsão de chuva nos próximos dias na região (Figura 1).
-
Região Nordeste: Bahia
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência ou permanência do processo de inundação na Região Geográfica Intermediária de Guanambi (BA), nos municípios que margeiam o rio São Francisco e seus afluentes, devido à propagação da onda de cheia do rio, somada à previsão de pancadas de chuva na região (Figura 1).
-
Região Sudeste: Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo
Considera-se MODERADA a possibilidade de enxurradas, extravasamento de canais e alagamentos em áreas com drenagem deficiente nas Regiões Geográficas Intermediárias de Vitória e Cachoeiro do Itapemirim (ES); Campos dos Goytacazes, Petrópolis e Rio de Janeiro (RJ); São José dos Campos e São Paulo (SP), devido à previsão de pancadas de chuva, com intensidade moderada a forte, que podem resultar em altos acumulados de precipitação (Figura 1).
-
Região Centro-Oeste: Mato Grosso do Sul
Considera-se MODERADA a possibilidade de enxurradas, extravasamento de canais e alagamentos em áreas com drenagem deficiente nas Regiões Geográficas Intermediárias de Dourados e Campo Grande (MS), devido à previsão de pancadas de chuva, com intensidade moderada a forte, que podem resultar em altos acumulados de precipitação (Figura 1).
Risco Geológico
-
Região Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo
Considera-se MODERADA a probabilidade de ocorrência de eventos de movimento de massa nas Regiões Geográficas Intermediárias de São Paulo e São José dos Campos (SP); Petrópolis, Rio de Janeiro e Volta Redonda (RJ); Cachoeiro do Itapemirim e Vitória (ES) (Figura 2 - em amarelo), devido aos acumulados de chuva registrados nos últimos dias e a previsão de chuva no decorrer do dia, que pode ser na forma de pancadas de intensidade moderada a forte, e deflagrar deslizamentos pontuais em encostas com suscetibilidade a estes processos.
Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo:
http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php

