Notícias
01/11/2025 - Previsão de Riscos Geo-Hidrológicos
Neste sábado (01/11/2025), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as regiões do Brasil é apresentado a seguir:
Risco Hidrológico
- Região Sudeste: Rio de Janeiro
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos na Regiões Geográficas Intermediárias de Petrópolis (RJ) devido à continuidade das chuvas com possibilidade de pancadas, podendo desencadear, inundações pontuais e alagamentos em áreas rebaixadas e/ou com deficiências no sistema de drenagem.
- Região Norte: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos na Região Geográfica Intermediária de Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS), devido à previsão pancadas de chuva, podendo desencadear extravasamento de igarapés e alagamentos em áreas rebaixadas e/ou com deficiências no sistema de drenagem (Figura 1).

- Figura 1 - Possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos em ao menos um município das Regiões Geográficas Intermediárias indicadas. Este mapa é elaborado por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração os cenários de riscos hidrológicos atuais somados à previsão de chuva.
Risco Geológico
- Região Sudeste: Minas Gerais
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos de movimentos de massa (em amarelo, na Figura 2) na Região Geográfica Intermediária de Belo Horizonte, devido à presença de áreas com alta suscetibilidade e vulnerabilidade, aos acumulados efetivos de chuva e a previsão de chuva que poderão ser em forma de pancadas de intensidade moderada, que podem deflagrar deslizamentos, principalmente em encostas urbanas, além de quedas de barreira em estradas e rodovias.

- Figura 2 - Possibilidade de ocorrência de deslizamentos em ao menos um município das Regiões Geográficas Intermediárias (e/ou subdivisões regionais) indicadas. Este mapa é elaborado por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos geológicos atuais somados à previsão de chuva.
Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimentos de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo que ocorrências pequenas, são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo:
https://ocorrencias.cemaden.gov.br/