A ferramenta de previsão de inundação (Hydroview) fornecerá dados com antecedência de até 15 dias da ocorrência de inundações críticas em todo o território brasileiro. Apontando esse cenário antecipado de vazão e do aumento dos níveis dos rios das bacias hidrográficas presentes no território nacional, será possível adotar as ações de prevenção e diminuição dos impactos, resultantes das ocorrências de inundações, no contexto socioambiental e econômico. Esses dados de previsão de inundações darão subsídios para as políticas públicas de prevenção e mitigação de risco de inundações, abastecimento de água e do sistema energético.
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A ferramenta padroniza a análise de risco de deslizamentos de terra a partir da consulta de múltiplos parâmetros meteorológicos e ambientais, permitindo uma melhor assertividade da Previsão de Riscos Geo-Hidrológicos feita, diariamente, pelo Cemaden para todo o Brasil.
As atividades educacionais para percepção de vulnerabilidades de risco de deslizamentos, elaboração de pluviômetros, estudo de solo e monitoramento de chuva fazem parte do Programa Ciência na Escola (MCTI e MEC), no projeto desenvolvido pelo Cemaden nas escolas, juntamente com as defesas civis (apoio ao Plano Verão) e moradores de Cubatão e Santos, da Baixada Santista paulista.
Os alunos de diferentes níveis do curso conheceram a Sala de Situação do Cemaden, receberam explicações sobre o sistema de monitoramento geo-hidrológico e emissão de alertas.
O objetivo da comitiva era interagir com especialistas do Cemaden para a troca de informações sobre as mudanças do clima, relevantes para a gestão do município de São Paulo, bem como tratar de parcerias futuras focando estudos e pesquisas conjuntas
Objetivo é atuar na redução dos riscos de desastres, com ações preventivas dos impactos de deslizamentos.
O Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), unidade do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovações, participou da programação, com jogos educativos e oficinas para os mais de 100 alunos participantes.
A abertura da 3ª Sessão da Conferência AmazonTEC 2022, nesta quinta-feira, dia 27 de outubro,(19 horas-Brasília e 17 horas- Peru)), será feita pelo climatologista José Marengo, do Cemaden/MCTI, evento que reúne cientistas, autoridades e líderes de comunidades nativas dos países da região amazônica. O objetivo é discutir a tecnologia, inovação e ciência para a conservação e proteção da Amazônia, abordando aspectos das transformações socioecológicas para a Amazônia sustentável.
Alunos do 6º ano do ensino fundamental, acompanhados de três professores, visitaram a sede do Cemaden, em São José dos Campos (SP). Conheceram os equipamentos, o sistema de monitoramento geo-hidrológico na Sala de Situação e participaram da Oficina de Jogos, com atividades educativas sobre prevenção dos riscos de desastres.
Comitiva da Escola de Engenharia de Lorena conheceu as atividades desenvolvidas no monitoramento, emissão de alertas e pesquisas, com abordagens sobre vulnerabilidade, modelagem aplicada aos estudos sobre desastres naturais e mudanças climáticas.
Atividades conduzidas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) foram destaque do vídeo lançado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações em comemoração ao Mês Nacional da Ciência Tecnologia e Inovações, que acontece em outubro.
A nova publicação, elaborada em cooperação com a Unesco do Brasil, reúne marcos conceituais de desastres, políticas públicas nacionais e internacionais, conhecimentos e práticas que orientam o trabalho do Programa Cemaden Educação. Neste ano, o tema escolhido pela ONU para o Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres, "sistemas de alertas", está relacionado à missão do Cemaden.
Realizado por pesquisadores do Cemaden, o estudo mostra, entre outras percepções, que a maioria dos agentes de defesa civil (80,6%) concorda, totalmente, que as mudanças climáticas vão causar desafios adicionais à gestão de risco de desastres. Porém, somente 10% se sentem preparados (as) para lidar com esse desafio.
O artigo científico analisa fundos públicos federais e a implementação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil no Brasil, apresentando propostas de captação de recursos e articulações com recursos provenientes de outros fundos. Publicado na Revista do Senado Federal (RiL), a pesquisa teve a participação do Cemaden com base, entre outros dados, do diagnóstico e necessidades das Defesas Civis levantados pelo Projeto Elos.
Compartilhar conhecimentos científicos, de forma simples e acessível, sobre risco de deslizamentos - junto aos alunos do ensino fundamental e médio de escola pública - foi o objetivo das oficinas científicas promovidas pelo Cemaden. O projeto faz parte do Programa Ciência na Escola do CNPq/MCTI – desenvolvido na escola, em parceria com a Defesa Civil de Santos (SP), a Unifesp da Baixada Santista e a Rede Estadual de Ensino Público.