Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - Cemaden/MCTI
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • assinatura
  • mei
  • inss
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • assinatura
  • mei
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Apresentação
      • Estrutura física e organizacional do Cemaden
      • O Cemaden e sua competência no âmbito do Plano Nacional de Gestão de Risco de Riscos e Resposta a Desastres Naturais
      • Quem é quem
      • Termo de Compromisso de Gestão e Relatórios
      • Plano Diretor
      • Política de Inovação
      • Portfólio de Programas e Projetos
      • Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicações
      • Acordos de Adesão para Expansão da Rede Observacional - Ciclo 2023 a 2026
    • Ações e Programas
      • Programa AlertaGEO
      • Projeto Pluviômetros nas Comunidades
      • Projeto Prevenção de deslizamentos se aprende na escola
      • Projeto iFAST
      • Anteriores - programas e projetos - 2012 a 2015
    • Auditorias
    • Convênios e Transferências
      • Convênio FCMF - Campanha Aprender para Prevenir 2025
      • Ampliação da Capacidade de Monitoramento do Cemaden
      • Convênio Finep/Funcate - Remaden
      • TED - Cemaden e Secretaria de Periferias/MCidades - 2025
      • TED - Cemaden e UFPE - 2025
      • TED CNPq 2025
      • Convênios finalizados
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
      • Licitações
      • Contratos
    • Oportunidades
    • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
    • Perguntas Frequentes
    • Dados Abertos
    • Agenda da Diretora
      • Agenda
    • LGPD
      • Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais
      • Canal de Comunicação
      • Referências e Recursos
      • Aviso de Privacidade
      • Governança em Privacidade
      • Registro de Incidentes
    • Normativos Internos
      • Política de Segurança da Informação (POSIN) do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN)
      • Plano Diretor de Logística Sustentável
    • Sanções administrativas
  • Assuntos
    • Notícias do Cemaden
    • Mapa Interativo
    • Boletins e Relatórios
      • Boletim de Impactos de Extremos de Origem Hidro-Geo-Climático em Atividades Estratégicas para o Brasil
      • Estado do Clima, Extremos de Clima e Desastres no Brasil
      • Monitoramento e Avaliação de Impactos da Seca
      • Monitoramento Hidrológico
      • Notas Técnicas
    • Fundações de Apoio
    • Pesquisa
      • Linhas de Pesquisa
      • 1. Desastres Naturais
      • 2. Meteorologia
      • 3. Hidrologia
      • 4. Geologia
      • 5. Agrometeorologia e Incêndios Florestais
    • Riscos Geo-Hidrológicos
    • Alagamento
    • Briefing CEMADEN-CENAD
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
  • Centrais de Conteúdo
    • Fotos
      • II Seminário de Avaliação de Alertas do CEMADEN e da Solenidade de 15 anos
    • Redes Sociais
      • Instagram
      • Linkedin
      • Youtube Cemaden MCTI
      • Youtube Série de Debates CEMADEN
      • Youtube Cemaden Educação
      • Facebook
  • Composição
  • Rede Observacional
    • Perguntas Frequentes
  • Quem é Quem
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento da Administração Pública Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados da Administração Pública Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras da Administração Pública Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
Você está aqui: Página Inicial Assuntos Notícias do Cemaden Projeto Lorena Resiliente faz balanço dos resultados de ações para prevenção de desastres naturais
Info

Notícias

Projeto Lorena Resiliente faz balanço dos resultados de ações para prevenção de desastres naturais

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 11/11/2016 00h00 Atualizado em 08/07/2026 15h56
apresentacao_alunos_EM_Lucia_Ma_Villar_barbosa_ASCOM_prefeitura-1024x477.jpg

Escolas municipais de Lorena apresentaram as práticas pedagógicas envolvendo diversas disciplinas, visando disseminar a conscientização da prevenção de desastres naturais. Entre as atividades, os alunos fizeram a apresentação de música e dança com tema relacionado à chuva. (Foto:: Ascom-Prefeitura de Lorena -SP).

Promovido pelo Cemaden em parceria com a Prefeitura de Lorena, o encontro teve a participação de pesquisadores de diversas instituições, professores, estudantes, gestores municipais e Defesa Civil da cidade. Foram apresentadas as atividades desenvolvidas, neste ano, visando disseminar ações para a conscientização e percepção dos alunos das escolas municipais e da comunidade sobre os riscos de desastres naturais.

A apresentação e balanço atividades e resultados das ações desenvolvidas em 2016 – com os temas relacionados à prevenção de desastres naturais e sustentabilidade –  bem como o planejamento das ações para o próximo ano, foram os objetivos do seminário promovido pelos integrantes do Projeto Lorena Resiliente, realizado, no último dia 4, no auditório da Centro Universitário Salesiano (Unisal), em Lorena (SP), no Vale do Paraíba.

Resultado da parceria de cooperação técnica firmada entre o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e a Prefeitura Municipal de Lorena, o Projeto Lorena Resiliente é composto por grupos de trabalho da área de Educação, Defesa Civil, Meio Ambiente e Saúde, envolvendo pesquisadores do Cemaden, professores, gestores municipais, comunidade, instituições acadêmicas e não-governamentais da cidade.

A programação foi realizada em três etapas: a primeira contou com a exposição por professores e alunos sobre as ações pedagógicas desenvolvidas nas sete escolas municipais, dentro do Projeto Cemaden Educação. Na segunda, foram apresentadas palestras técnicas pelos pesquisadores do Cemaden e  gestores municipais. Entre os palestrantes do evento, participaram os pesquisadores do Cemaden, o meteorologista Giovanni Dolif, que abordou “Rede Lorena Resiliente” e o sociólogo Victor Marchezini, que explanou sobre “ Os quatro eixos do sistema de alerta”.  O secretário municipal de Comunicação, Fernando Romeiro, apresentou o plano preventivo de combate às enchentes de Lorena.

Na terceira parte do evento, foi realizada a reunião dos grupos de trabalho do Projeto Lorena Resiliente para discutir o planejamento das ações para o próximo ano.

Metodologias e práticas nas escolas

As escolas municipais de Lorena mostraram a versatilidade nas metodologias e inovações nas atividades pedagógicas realizadas junto aos alunos, pais e comunidades, para a abordagem de diversos temas como clima, desastres naturais, sustentabilidade, práticas e ações no meio ambiente, utilização do pluviômetro para acompanhamento das chuvas, dengue, entre outros.

Os alunos demonstraram obter os conhecimentos e as experiências, utilizando diversos instrumentos nas atividades como coleta de história oral, (resgatando experiências das comunidades com os eventos extremos), utilização de murais, música, dança, criação de blogs e de vídeos.

Entre as atividades relacionadas à pesquisa e monitoramento, os alunos fizeram o diagnóstico da situação do Ribeirão Mandi (riacho que fica próximo à escola e inunda áreas da Vila Brito), constatando problemas de assoreamento, lixo nas margens, falta de vegetação, pessoas que plantam nas margens e também as que ajudam a cuidar do rio, entre outras ações. Mostraram, também, as experiências sobre a formação da chuva, por meio da produção de vídeo, envolvendo as disciplinas de Ciências, História, Geografia, Arte e Matemática.

 “ Os resultados das atividades desenvolvidas nas escolas municipais de Lorena superaram as expectativas em curto espaço de tempo.”, afirma a coordenadora do Projeto Cemaden Educação, pesquisadora Rachel Trajber.  A coordenadora  lembrou que as reuniões, realizadas no primeiro semestre, para a capacitação e discussões de propostas pedagógicas com professores, diretores e gestores municipais ajudaram a disseminar as práticas junto aos alunos e comunidade. “As apresentações das escolas mostraram que estão no caminho certo para a geração da cultura de percepção de riscos de desastres, no contexto da educação ambiental e construção de sociedades sustentáveis e resilientes.”, complementa a coordenadora.

Painel expositivo da campanha #AprenderParaPrevenir

Entre os painéis expositivos do seminário, foi feito o reforço da campanha #AprenderParaPrevenir, lançada pelo Projeto Cemaden Educação, que visa promover espaços de diálogo para a mobilização das comunidades escolares em torno do tema  “Educação em prevenção de riscos de desastres socioambientais”. É uma iniciativa conjunta do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo e a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil de São Paulo.

As escolas de todo o território nacional estão sendo convidadas, nesta campanha, a compartilhar suas práticas e ações desenvolvidas, relatar os resultados obtidos ou mesmo criar uma nova proposta ligada à temática, de acordo com o guia de orientações da campanha (http://educacao.cemaden.gov.br/aprenderparaprevenir). O envio dos trabalhos deverá ser feito nesse hotsite por meio de fotos, vídeos e relatos até 18 de novembro. As escolas participantes receberão certificado e concorrem ao sorteio de um pluviômetro semiautomático.

Cooperação técnica entre Cemaden e a Prefeitura de Lorena

O acordo de cooperação técnica entre Cemaden e a Prefeitura Municipal de Lorena, firmado no ano passado, deu origem ao Projeto Lorena Resiliente. A parceria envolveu a instalação de pluviômetros, capacitação e pesquisa , trocas de experiências entre pesquisadores, professores, gestores municipais e Defesa Civil Municipal. O objetivo é a redução de riscos de desastres no município e promover ações para tornar a cidade mais resiliente.

No primeiro encontro junto aos professores da rede municipal de Educação, realizado em abril passado, o Cemaden fez apresentações sobre as atividades de monitoramento e alertas, os tipos, riscos e vulnerabilidades naturais e socioambientais, além de atividades práticas, em campo. Também tiveram exposições sobre o funcionamento dos pluviômetros semiautomáticos, do Projeto Pluviômetros Comunitários.

Na 2ª Formação do Projeto Lorena Resiliente, o Projeto Cemaden Educação apresentou e discutiu propostas para a formulação de atividades didático-pedagógicas nas escolas de Ensino Fundamental, com temas voltados à prevenção de riscos de desastres naturais. As propostas de ações e atividades foram desenvolvidas pelos pesquisadores e equipe do Projeto Cemaden Educação, direcionados a um público de cerca de 25 pessoas, entre professores, gestores da rede de Educação, educadores ambientais e membros da Defesa Civil do município.

Esses cursos e oficinas de capacitação, destinados aos gestores e professores das escolas municipais, visaram disseminar ações para a conscientização e percepção dos alunos e da comunidade sobre os riscos de desastres naturais nas áreas vulneráveis a inundações e deslizamentos.

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Apresentação
      • Estrutura física e organizacional do Cemaden
      • O Cemaden e sua competência no âmbito do Plano Nacional de Gestão de Risco de Riscos e Resposta a Desastres Naturais
      • Quem é quem
      • Termo de Compromisso de Gestão e Relatórios
      • Plano Diretor
      • Política de Inovação
      • Portfólio de Programas e Projetos
      • Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicações
      • Acordos de Adesão para Expansão da Rede Observacional - Ciclo 2023 a 2026
    • Ações e Programas
      • Programa AlertaGEO
      • Projeto Pluviômetros nas Comunidades
      • Projeto Prevenção de deslizamentos se aprende na escola
      • Projeto iFAST
      • Anteriores - programas e projetos - 2012 a 2015
    • Auditorias
    • Convênios e Transferências
      • Convênio FCMF - Campanha Aprender para Prevenir 2025
      • Ampliação da Capacidade de Monitoramento do Cemaden
      • Convênio Finep/Funcate - Remaden
      • TED - Cemaden e Secretaria de Periferias/MCidades - 2025
      • TED - Cemaden e UFPE - 2025
      • TED CNPq 2025
      • Convênios finalizados
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
      • Licitações
      • Contratos
    • Oportunidades
    • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
    • Perguntas Frequentes
    • Dados Abertos
    • Agenda da Diretora
      • Agenda
    • LGPD
      • Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais
      • Canal de Comunicação
      • Referências e Recursos
      • Aviso de Privacidade
      • Governança em Privacidade
      • Registro de Incidentes
    • Normativos Internos
      • Política de Segurança da Informação (POSIN) do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN)
      • Plano Diretor de Logística Sustentável
    • Sanções administrativas
  • Assuntos
    • Notícias do Cemaden
    • Mapa Interativo
    • Boletins e Relatórios
      • Boletim de Impactos de Extremos de Origem Hidro-Geo-Climático em Atividades Estratégicas para o Brasil
      • Estado do Clima, Extremos de Clima e Desastres no Brasil
      • Monitoramento e Avaliação de Impactos da Seca
      • Monitoramento Hidrológico
      • Notas Técnicas
    • Fundações de Apoio
    • Pesquisa
      • Linhas de Pesquisa
      • 1. Desastres Naturais
      • 2. Meteorologia
      • 3. Hidrologia
      • 4. Geologia
      • 5. Agrometeorologia e Incêndios Florestais
    • Riscos Geo-Hidrológicos
    • Alagamento
    • Briefing CEMADEN-CENAD
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
  • Centrais de Conteúdo
    • Fotos
      • II Seminário de Avaliação de Alertas do CEMADEN e da Solenidade de 15 anos
    • Redes Sociais
      • Instagram
      • Linkedin
      • Youtube Cemaden MCTI
      • Youtube Série de Debates CEMADEN
      • Youtube Cemaden Educação
      • Facebook
  • Composição
  • Rede Observacional
    • Perguntas Frequentes
  • Quem é Quem
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca