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Pesquisadora do Cemaden recebe o Prêmio CAPES pela melhor tese defendida na área de Ensino

A pesquisadora do Cemaden Educação defendeu a Tese de Doutorado, no ano passado, na Universidade de São Paulo (USP), com a pesquisa “Práticas escolares de Educação em Redução de Riscos e Desastres Socioambientais”. O trabalho teve, como base, as atividades e ações educativas cerca de 250 escolas que se inscreveram nas quatro primeiras edições da Campanha #AprenderParaPrevenir, promovida pelo Programa Cemaden Educação.
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Publicado em 16/08/2023 14h46 Atualizado em 16/08/2023 15h44
Foto Patrícia Mie Matsuo - Prêmio Capes de Tese - 2023.jpeg

A pesquisadora Patricia Mie Matsuo, da equipe do Programa Cemaden Educação, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) - foi premiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES, fundação do Ministério da Educação (MEC), em reconhecimento pela melhor tese de doutorado defendida em programas de pós-graduação brasileiros, na área de Ensino.

A pesquisa de doutorado “Práticas escolares de Educação em Redução de Riscos e Desastres Socioambientais” foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Interunidades de Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia) da Universidade de São Paulo (USP) e é a primeira vez que o programa recebe este prêmio.

O resultado  do Edital nº 2/2023 foi divulgado nesta segunda-feira (14) e ontem (dia 15) a pesquisadora do Cemaden recebeu a notícia que estava entre as 49 teses premiadas na primeira etapa, na área de conhecimento de Ensino,  durante a participação na programação do VI Fórum de Educação Ambiental do Litoral Norte , em Ubatuba (SP). Nesse evento, a pesquisadora lançou o livro “ Muito além da chuva: práticas educativas na era dos desastres” , publicação resultante da pesquisa do doutorado, como  incentivo à disseminação dessas práticas nas comunidades escolares, para redução do risco de desastres.

Conforme divulgação da CAPES sobre a premiação, neste ano, foram inscritos 1.469 trabalhos, considerada a edição que teve o maior número de inscritos nos 19 anos de concurso.

Campanha #AprenderParaPrevenir foi a base da pesquisa

Sob a orientação da profa. Rosana Louro Ferreira Silva, do Instituto de Biociências da USP, Patricia Matsuo analisou as práticas educativas inscritas nas quatro primeiras edições da Campanha #AprenderParaPrevenir (2016 – 2019) e os resultados refletem o panorama nacional de como centenas de escolas em 20 estados e no Distrito Federal estão abordando a prevenção e redução de riscos e desastres no ensino.

“ Este reconhecimento nacional é muito especial por muitos motivos: pelo apoio de minha orientadora que aceitou este desafio de mergulhar neste tema novo, mas ao mesmo tempo é um prêmio que dá uma enorme visibilidade para a Campanha #AprenderParaPrevenir., ao Programa Cemaden Educação e ao Cemaden, afirma a pesquisadora Patrícia Matsuo.

A pesquisadora acredita que essa premiação ampliará os trabalhos e atividades educativas para redução dos riscos de desastres em outros espaços de articulação, em especial, ao levar a prevenção dos desastres na área de Ensino.

“Agradeço a todas as pessoas do Cemaden, especialmente Rachel Trajber e Débora Olivato que me convidaram para criar e coordenar a Campanha em 2016. Por fim, dedico este prêmio a todas as comunidades escolares (professoras/es, estudantes, coordenação, direção, colaboradoras/es) pela coragem, persistência, força e criatividade demonstradas no desenvolvimento das práticas educativas nesta temática tão desafiadora” comenta Patricia Matsuo

A pesquisadora ganhará uma bolsa de pós-doutorado e pretende continuar o desenvolvimento e aprofundamento de pesquisas no campo educativo, as quais potencializem e ofereçam subsídios para a criação e o fortalecimento das politicas públicas desta temática no Brasil.

Além do Prêmio CAPES de Tese 2023, a pesquisadora do Cemaden, Patricia Mie Matsuo também concorre ao Prêmio Tese Destaque USP, na área de Sustentabilidade, com previsão de divulgação do resultado no próximo mês de outubro.

Premiação

Os autores dos trabalhos selecionados receberão bolsas de até um ano para estágio pós-doutoral em instituição nacional, certificado e medalha. Seus orientadores ganharão um prêmio no valor de até R$3 mil, além de certificados que também serão oferecidos aos coorientadores e aos programas de pós-graduação nos quais as teses foram defendidas.

Ainda até o final deste mês, haverá a seleção para o Grande Prêmio corresponde a uma bolsa para estágio pós-doutoral em instituição internacional, por até 12 meses, certificado e troféu. Cada orientador vai receber premiação de R$9 mil, para participar de congresso internacional e certificado de premiação que também será entregue aos coorientadores e ao Programa.

Além dessas premiações, também estão previstas premiações complementares pelas instituições parceiras do Prêmio CAPES de Tese 2023.

Fonte: Ascom/Cemaden com informações da CAPES/MEC

Pesquisadora Patrícia Matsuo sendo cumprimentada pela coordenadora do Programa Cemaden Educação, Rachel Trajber, após anúncio da Premiação Capes de melhor tese de doutorado na área de Ensino, durante evento  de Educação Ambiental, em Ubatuba (SP).

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