Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - Cemaden/MCTI
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Apresentação
      • Estrutura física e organizacional do Cemaden
      • O Cemaden e sua competência no âmbito do Plano Nacional de Gestão de Risco de Riscos e Resposta a Desastres Naturais
      • Quem é quem
      • Plano Diretor 2019-2022
      • Termo de Compromisso de Gestão e Relatórios
      • Plano Diretor 2024-2027
      • Política de Inovação
      • Portfólio de Programas e Projetos
      • Atas de Reuniões
      • Atendimento à Imprensa
      • Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicações
      • Acordos de Parceria, Protocolos de Intenções
      • Acordos de Adesão para Expansão da Rede Observacional - Ciclo 2023 a 2026
    • Ações e Programas
      • Implementação de ações e projetos - 2012 a 2015
      • Projeto Pluviômetros nas Comunidades
      • Projeto Prevenção de deslizamentos se aprende na escola
    • Agenda de Autoridades
    • Participação Social
    • Auditorias
    • Convênios e Transferências
      • TED - Cemaden e UFPE - 2022
      • TED - Cemaden e UFPE - 2023
      • TED - Cemaden e Secretaria de Periferias/MCidades - 2025
      • TED CNPq 2025
      • TED - Cemaden e UFPE - 2025
      • Convênio FCMF 2025
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
      • Licitações
      • Contratos
    • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
    • Perguntas Frequentes
    • Dados Abertos
    • LGPD
      • Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais
      • Canal de Comunicação
      • Referências e Recursos
      • Aviso de Privacidade
      • Governança em Privacidade
    • Normativos Internos
      • Política de Segurança da Informação (POSIN) do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN)
    • Anuário da Sala de Situação do Cemaden
    • Editais de Bolsas e Capacitações
      • Editais de Bolsas
      • Estágio Obrigatório
      • Editais de Auxílios
  • Assuntos
    • Boletim
    • Cemaden
    • Cemaden na Mídia
    • Cidades Resilientes
    • Concursos
    • Contratos
    • Desenvolvimento
    • Destaque
    • Eventos
    • Gestão
    • iptmu
    • Licitações e Contratos
      • Contratos
      • Licitações e editais
      • Pregões
    • Mapa Interativo
    • Monitoramento
      • Boletim de Impactos
      • MONITORAMENTO DE SECAS E IMPACTOS NO BRASIL
      • Monitoramento Hidrológico
      • Previsão Hidrológica
      • Relatório Secas e Impactos no Acre
      • RiSAF - Risco da Seca na Agricultura Familiar
      • Registro de Impactos da Seca
      • Notas Técnicas
      • Anteriores
    • Notícias do Cemaden
      • 6ª Campanha #Aprender para Prevenir 2021
    • Oportunidades
    • Perguntas mais frequentes
    • Pesquisa
      • Linhas de Pesquisa
      • 1. Desastres Naturais
      • 2. Meteorologia
      • 3. Hidrologia
      • 4. Geologia
      • 5. Agrometeorologia e Incêndios Florestais
    • Pluviômetros
    • Pós-Graduação
    • Produtos
    • Programa PIBIC
    • Projetos
      • Estações Agrometeorológicas
      • Estações Hidrológicas
      • Pluviômetros Automáticos
      • Projeto Jica
      • Projetos Participativos
      • Radares
      • Sensores Geotécnicos
    • Rede de Dados
    • Riscos Geo-Hidrológicos
    • Seminários
    • Relatório
    • RiSAF - Risco da Seca na Agricultura Familiar
    • Sem categoria
    • 10 Anos Cemaden
      • Sobre
      • Programação
      • Organização
      • Notícias
      • Circulares
      • Fotos
      • Vídeos
      • Downloads
    • Alagamento
    • Nota técnica - Bacia do Rio Paraná - 31 de maio de 2021
    • Briefing CEMADEN-CENAD
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
  • Centrais de Conteúdo
    • Área de Imprensa
      • Atendimento à Imprensa
      • Avisos de Pauta
      • Últimas Notícias
    • Redes Sociais
      • Card Instagram
      • Card Linkedin
      • Card Youtube Cemaden MCTI
      • Card Youtube Série de Debates CEMADEN
      • Card Youtube Cemaden Educação
      • Card Facebook
    • Audiovisual
    • Fotos
    • Galeria de imagens
    • V´´ídeos Cemaden
  • Composição
  • Rede Observacional
  • Quem é Quem
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
Você está aqui: Página Inicial Assuntos Notícias do Cemaden Pesquisa, ação e participação sobre riscos e mudanças no clima entrelaçam o Cemaden Educação, escolas brasileiras e inglesas, além de universidades
Info

Notícias

Pesquisa, ação e participação sobre riscos e mudanças no clima entrelaçam o Cemaden Educação, escolas brasileiras e inglesas, além de universidades

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 13/05/2019 00h00 Atualizado em 10/01/2022 13h09

Uma colaboração entre pesquisadores brasileiros e ingleses sobre vulnerabilidades socioambientais, sustentabilidade e mudanças do clima em escolas do Vale do Paraíba (SP)  resultou no artigo com o título “Promovendo transformação sobre mudanças climáticas com jovens no Brasil: pesquisa-ação participativa em uma abordagem ‘loop’.” (Promoting climate change transformation with young people in Brazil: participatory action research through a looping approach). O trabalho foi coordenado por Rachel Trajber, pesquisadora do Cemaden Educação e Catherine Walker, pesquisadora associada do Sustainable Consumption Institute, da Universidade de Manchester; dos pesquisadores do Cemaden, Victor Marchezini e Débora Olivato; além da Professora Shirley Monteiro, coordenadora pedagógica da E.E. Paulo Virgínio (Cunha – SP) e dos pesquisadores Peter Kraftl, Sophie Hadfield-Hill e Cristiana Zara, Universidade de Birmingham.

Os estudos apresentam a metodologia denominada “loop”, um entrelaçamento metodológico e conceitual, desenvolvido por meio do trabalho colaborativo entre dois projetos distintos, mas complementares e que acontecem em escolas públicas de um mesmo território : a região da bacia hidrográfica do Paraíba do Sul. Os pesquisadores apontam que essa “metodologia de loop” permite compreensão (insights) sobre educação em mudanças climáticas em processos multiescalares.

 Essa abordagem reuniu os referenciais teóricos da ciência cidadã, do pensamento Nexus – conexões água-energia-alimentos e de pesquisa-ação participativa –  para identificar pontos de aprendizagem mútua em relação ao conhecimento, ação e crítica. Nesse sentido, a pesquisa-ação participativa, em conjunto com outras formas de pesquisa orientada para a ação, permite que os jovens e outros protagonistas articulem e atuem sobre os processos complexos que caracterizam o que significa viver em tempos sociais, políticos e ambientais incertos.

 O artigo  “Promovendo a transformação das mudanças climáticas com os jovens no Brasil: pesquisa-ação participativa por meio de uma abordagem em loop” Volume de Pesquisa-Ação : 17 número: 1, página (s): 87- 107, pode ser acessado no endereço:

 https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/1476750319829202

 Intercâmbio entre estudantes ingleses e brasileiros: Manchester (Reino Unido), São José dos Campos (SP) e Santarém (PA)

A metodologia ‘loop’ inspirou o projeto Cemaden Educação, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – e a Universidade de Manchester, no Reino Unido, a promoverem o Projeto “Diálogo e Cartografia Social: escolas no Reino Unido e no Brasil analisam riscos e vulnerabilidades às mudanças climáticas”.

A coordenadora do Cemaden Educação, antropóloga Rachel Trajber foi convidada por Catherine Walker da Universidade de Manchester como Pesquisadora Visitante do Instituto de Consumo Sustentável (Sustainable Consumption Institute).  A iniciativa propiciou o intercâmbio entre estudantes brasileiros e ingleses para desenvolvimento de atividades escolares, que permitiram analisar os riscos e as vulnerabilidades às mudanças climáticas, em parceria com a Rede de Educação Ambiental de Manchester (MEAN).

Como as comunidades podem se tornar mais resilientes aos riscos climáticos? Para responder a essa questão, o projeto promoveu o intercâmbio de estudantes em  três escolas : uma em Manchester (Reino Unido) e duas no Brasil,  uma sediada em São José dos Campos, no Estado de São Paulo ( Escola Estadual Ilza Coppio)  e  outra em Santarém, no Pará (Escola Estadual Raimundo Nonato).

Em três momentos de interação por videoconferência os estudantes mostraram suas pesquisas e cartografias em SIG (Sistema de Informação Geográfica). Primeiro apresentaram suas comunidades. Em seguida, mapearam áreas de risco e populações vulneráveis redor de suas escolas, e, no final, criaram sobreposições nesses mapas para mostrar cenários alternativos diante do aumento dos riscos pela mudança climática.

O processo culminou em uma conferência intergeracional sobre mudança climática, risco e resiliência, realizada no dia 22 de março deste ano. Os alunos das três escolas apresentaram seu trabalho (ao vivo e por meio de um link de vídeo) a escolas de ensino fundamental, pais e professores de Manchester e debateram semelhanças e diferenças emergentes.

O questionamento central para o desenvolvimento das atividades escolares foi: Quais são os principais riscos e vulnerabilidades socioambientais em nossas comunidades e como as mudanças climáticas podem modificar a situação?

(Fonte: Ascom/Cemaden)

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Apresentação
      • Estrutura física e organizacional do Cemaden
      • O Cemaden e sua competência no âmbito do Plano Nacional de Gestão de Risco de Riscos e Resposta a Desastres Naturais
      • Quem é quem
      • Plano Diretor 2019-2022
      • Termo de Compromisso de Gestão e Relatórios
      • Plano Diretor 2024-2027
      • Política de Inovação
      • Portfólio de Programas e Projetos
      • Atas de Reuniões
      • Atendimento à Imprensa
      • Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicações
      • Acordos de Parceria, Protocolos de Intenções
      • Acordos de Adesão para Expansão da Rede Observacional - Ciclo 2023 a 2026
    • Ações e Programas
      • Implementação de ações e projetos - 2012 a 2015
      • Projeto Pluviômetros nas Comunidades
      • Projeto Prevenção de deslizamentos se aprende na escola
    • Agenda de Autoridades
    • Participação Social
    • Auditorias
    • Convênios e Transferências
      • TED - Cemaden e UFPE - 2022
      • TED - Cemaden e UFPE - 2023
      • TED - Cemaden e Secretaria de Periferias/MCidades - 2025
      • TED CNPq 2025
      • TED - Cemaden e UFPE - 2025
      • Convênio FCMF 2025
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
      • Licitações
      • Contratos
    • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
    • Perguntas Frequentes
    • Dados Abertos
    • LGPD
      • Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais
      • Canal de Comunicação
      • Referências e Recursos
      • Aviso de Privacidade
      • Governança em Privacidade
    • Normativos Internos
      • Política de Segurança da Informação (POSIN) do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN)
    • Anuário da Sala de Situação do Cemaden
    • Editais de Bolsas e Capacitações
      • Editais de Bolsas
      • Estágio Obrigatório
      • Editais de Auxílios
  • Assuntos
    • Boletim
    • Cemaden
    • Cemaden na Mídia
    • Cidades Resilientes
    • Concursos
    • Contratos
    • Desenvolvimento
    • Destaque
    • Eventos
    • Gestão
    • iptmu
    • Licitações e Contratos
      • Contratos
      • Licitações e editais
      • Pregões
    • Mapa Interativo
    • Monitoramento
      • Boletim de Impactos
      • MONITORAMENTO DE SECAS E IMPACTOS NO BRASIL
      • Monitoramento Hidrológico
      • Previsão Hidrológica
      • Relatório Secas e Impactos no Acre
      • RiSAF - Risco da Seca na Agricultura Familiar
      • Registro de Impactos da Seca
      • Notas Técnicas
      • Anteriores
    • Notícias do Cemaden
      • 6ª Campanha #Aprender para Prevenir 2021
    • Oportunidades
    • Perguntas mais frequentes
    • Pesquisa
      • Linhas de Pesquisa
      • 1. Desastres Naturais
      • 2. Meteorologia
      • 3. Hidrologia
      • 4. Geologia
      • 5. Agrometeorologia e Incêndios Florestais
    • Pluviômetros
    • Pós-Graduação
    • Produtos
    • Programa PIBIC
    • Projetos
      • Estações Agrometeorológicas
      • Estações Hidrológicas
      • Pluviômetros Automáticos
      • Projeto Jica
      • Projetos Participativos
      • Radares
      • Sensores Geotécnicos
    • Rede de Dados
    • Riscos Geo-Hidrológicos
    • Seminários
    • Relatório
    • RiSAF - Risco da Seca na Agricultura Familiar
    • Sem categoria
    • 10 Anos Cemaden
      • Sobre
      • Programação
      • Organização
      • Notícias
      • Circulares
      • Fotos
      • Vídeos
      • Downloads
    • Alagamento
    • Nota técnica - Bacia do Rio Paraná - 31 de maio de 2021
    • Briefing CEMADEN-CENAD
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
  • Centrais de Conteúdo
    • Área de Imprensa
      • Atendimento à Imprensa
      • Avisos de Pauta
      • Últimas Notícias
    • Redes Sociais
      • Card Instagram
      • Card Linkedin
      • Card Youtube Cemaden MCTI
      • Card Youtube Série de Debates CEMADEN
      • Card Youtube Cemaden Educação
      • Card Facebook
    • Audiovisual
    • Fotos
    • Galeria de imagens
    • V´´ídeos Cemaden
  • Composição
  • Rede Observacional
  • Quem é Quem
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca