Notícias
Participantes do Curso de Gestores de Defesa Civil de São Paulo realizam visita técnica ao Cemaden
Integrando a programação da 6ª Edição do Curso de Gestores de Proteção e Defesa Civil, uma comitiva de 77 alunos realizou uma visita técnica na sede do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)— unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) —no último dia 17 de setembro, em São José dos Campos (SP).
O curso é promovido pelo Gabinete de Treinamento e Escola de Defesa Civil da Casa Militar de São Paulo, visando apresentar aos cursistas o conhecimento e técnicas para atuação nas atividades de proteção e defesa civil, além de fortalecer o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.
Representando a direção do Cemaden, a recepção à comitiva e apresentação institucional foi feita pela pesquisadora Silvia Saito.
A organização e recepção da visita foi de responsabilidade da Analista em C&T, Marisa Mascarenhas, coordenadora substituta de Relações Institucionais do Cemaden.
Temáticas abordadas pelo Cemaden aos cursistas
Na visita ao Cemaden, os participantes obtiveram uma visão geral da estrutura e funcionamento da instituição, em especial da organização das áreas de Pesquisa e Monitoramento.
As pesquisas realizadas pelo Cemaden foram apresentadas pelo pesquisador Rodolfo Moreda Mendes, coordenador-geral substituto de Pesquisa e Desenvolvimento.
A visita na Sala de Situação e o trabalho desenvolvido no monitoramento e emissão de alertas de riscos de desastres foi exposto pela tecnologista Carla Prieto, especialista em riscos em Geodinâmica e pelo tecnologista Leonardo Casagrande, especialista em riscos hidrológicos..
A área de testes de instrumentação do Cemaden foi mostrada pelo pesquisador do Cemaden, Marcelo Zeri – especialista em Extremos Agrometeorológicos.
No encerramento da programação, foi feito o convite para participação na Campanha #AprenderParaPrevenir, pela tecnologista do Cemaden, Rejane Lucena.
Também, finalizando a visita, foi relembrada a importância do canal de comunicação do Cemaden com as Defesas Civis, no Portal do Cemaden, denominado “ FalaDC”. A exposição foi feita por Marisa Pulice Mascarenhas – analista em C&T e coordenadora de Relações Institucionais – Substituta e pela tecnologista da Sala de Situação, Carla Prieto.
Fonte: Ascom/Cemaden (MRO)

