Notícias
Em meio à COP30, pesquisadores lançam livro sobre indicadores de riscos de desastres
No próximo dia 19 de novembro (quarta-feira), às 14 horas, ocorre o lançamento virtual da coletânea "Indicadores de riscos de desastres no Brasil", que traz referências nos estudos de riscos e desastres. A publicação foi organizada pelos pesquisadores Lutiane Almeida, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Silvia Saito, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A live será feita pelo canal YouTube do @georiscoufrn, com a presença do pesquisador Francisco Mendonça, geógrafo e climatologista de renome internacional, que prefaciou o livro.
O livro contribui para diminuir uma lacuna histórica sobre a necessidade de discutirmos os riscos de desastres (e não somente os desastres), buscando destacar o papel da prevenção em contraponto à remediação dos impactos dos desastres no Brasil. Além disso, permite avançar na construção de uma cultura preventiva, tão necessária em tempos de intensificação de eventos climáticos extremos.
Lançado em meio à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30, realizada pela primeira vez no nosso País, a proposta é oferecer subsídios para qualificação acadêmica, técnica e política sobre a construção social, territorial e ambiental dos riscos de desastres, levando-se em conta a realidade brasileira.
"O livro não é apenas volumoso (são quase 800 páginas) em textos acadêmicos e técnicos, mas também traz uma variedade gráfica (fotos, mapas, imagens) que contribui para a compreensão mais robusta sobre a complexidade dos riscos e desastres", pontua Almeida, um dos organizadores.
SERVIÇO:
Evento : Lançamento do livro "Indicadores de riscos de desastres no Brasil" (Editora da UFRN)
Quando? Dia 19/11/2025, às 14 horas
Onde? Canal do Georisco no YouTube (@georiscoufrn)
Transmissão :https://www.youtube.com/@georiscoufrn
Fonte Ascom/Cemaden (MRO)