Notícias
Cemaden sedia reunião presencial do Comitê Permanente sobre Redução de Risco de Desastres e Serviços de Alerta Precoce da OMM
A Comissão de Serviços Meteorológicos, Climáticos, Hidrológicos, Marinhos e de Aplicações Relacionadas (SERCOM) é uma das comissões técnicas da OMM. Criada em 2019, a SERCOM coordena e orienta a implementação de serviços meteorológicos e hidrológicos em escala global, promovendo o intercâmbio de boas práticas e o fortalecimento de capacidades entre os países membros. O Grupo de Gestão da SERCOM (SERCOM-MG) é responsável por definir diretrizes estratégicas e supervisionar o andamento dos comitês permanentes, como o Comitê sobre Redução de Risco de Desastres e Serviços de Alerta Precoce (SC-DRR), que se reúne no Cemaden.
O encontro reunirá especialistas e representantes de países membros da OMM, com o objetivo de avaliar os avanços obtidos desde a última reunião virtual, revisar as estruturas de trabalho do Comitê e definir recomendações estratégicas a serem apresentadas ao SERCOM-MG em dezembro.
Durante quatro dias de atividades, a programação contemplará temas como:
- Fortalecimento dos sistemas de alerta precoce multirrisco, no âmbito da iniciativa global “Early Warnings for All (EW4All)”;
- Revisão de regulamentos técnicos voltados à prestação de serviços de alerta;
- Apresentação de resultados de grupos de especialistas e forças-tarefa, incluindo materiais de capacitação em gestão de continuidade de negócios, estratégias para serviços de combate a incêndios e diretrizes para implementação de sistemas de alerta.
O Cemaden oferecerá apoio físico e logístico ao evento — com a disponibilização de seu auditório e infraestrutura operacional, além do suporte de transporte entre os hotéis oficiais e o local da reunião. A agenda também prevê uma visita técnica à sala operacional do Centro, onde são realizadas, em tempo real, as atividades de monitoramento e emissão de alertas de desastres naturais em todo o território nacional.
O encontro reforça o reconhecimento internacional do papel do Brasil e do Cemaden na promoção da ciência aplicada à redução de riscos e desastres e na colaboração multilateral em prol da resiliência climática e da segurança das populações.