Notícias
Cemaden realiza oficina junto às comunidades do Litoral Norte de SP, discutindo sobre Redução de Risco de Desastres
No último dia 18 de setembro de 2025, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) — unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) — por meio do Programa Cemaden Educação, realizou atividades na 4ª edição de Oficina Preparatória de Adaptação às Mudanças Climáticas na comunidade do Sertão de Ubatumirim (Ubatuba-SP), litoral norte paulista.
As oficinas vêm sendo realizadas com a parceria do Cemaden, no âmbito de atividades da Comissão de Trabalho (CT) Clima, do Gerenciamento Costeiro (GERCO). Essa comissão também é constituída pelo Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA)-Geociências, Comitê de Bacias Hidrográficas (CBH-LN), a Defesa Civil Municipal de Ubatuba e outras instituições. A proposta é dialogar o conhecimento técnico e os saberes locais para soluções práticas de enfrentamento aos riscos no cenário de desastres ambientais e mudanças climáticas.
Pesquisadores, profissionais do terceiro setor da sociedade civil, movimento sociais e estudantes de pós-graduação participaram das discussões no âmbito da bacia hidrográfica para redução de riscos de desastres na região. O objetivo foi sensibilizar e mobilizar a comunidade para ações e preparação de planos de adaptação às mudanças climáticas.
O evento ocorreu na Escola Municipal Manoel Inocêncio, com a comunidade do Sertão de Ubatumirim (Ubatuba-SP). Os encontros anteriores foram realizados na Vila Sahy e Boiçucanga, na costa sul de São Sebastião, e na Vila de Itamambuca, em Ubatuba (SP).
As oficinas preparatórias e diálogos entre instituições e as comunidades do Litoral Norte vêm sendo realizadas também com objetivo de divulgar o “Atlas de Informação de riscos geodinâmicos”. A apresentação do Atlas faz parte do trabalho contínuo do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), pelo Núcleo de Geociências, para apoiar com informações geológicas na identificação de perigos, riscos e vulnerabilidades frente à crise climática.
Participação das comunidades do Litoral Norte paulista
O pesquisador Allan Iwama, com apoio da pesquisadora Rejane Lucena (ambos do Cemaden), mediou a oficina ao que denominou de ‘Oficina 3 em 1’, trazendo uma explanação da ação do projeto CoAdapta/Litoral junto a comunidades costeiras.
Os pesquisadores do IPA – Núcleo Geociências: Cláudio Ferreira, Celia Souza e Pedro Leal apresentaram o Atlas de Informações de processos geodinâmicos no litoral norte de São Paulo apresentada. Por final, os pesquisadores do Cemaden Educação (CEdu), Jennifer Faria e Felipe Santos fizeram explanação sobre as jornadas pedagógicas e da campanha #AprenderParaPrevenir do programa Cemaden-Educação (CEdu).
Após as apresentações, foi aberto ao diálogo com os participantes para registrar principais desafios e estratégias de engajamento comunitário.
Instituições parceiras e participantes
Instituições/parcerias participantes: Cemaden e Cemaden-Educação, GERCO – Gerenciamento Costeiro – no âmbito do Comitê de Trabalho (CT) Clima, Associação de Bananicultores de Ubatuba (ABU), Museu Caiçara, Associação de Amigos e Remadores da Canoa Caiçara (AARCA), Fórum de Comunidades Tradicionais de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba (FCT), Defesa Civil de Ubatuba-SP, IPEMA (Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica), Fiocruz, em parceria com Ministério das Cidades, pelo Projeto Desenvolvimento Urbano Integrado para a Redução de Riscos de Desastres (DIU-RRD), membros da Rede ERRD-LN, Instituto Educa Brasil, Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte de SP (CBH-LN), Câmara Técnica de Educação Ambiental do CBH-LN, Fundação Florestal (FF), Projeto ‘Transferability of resilience in informal settlements (TRIS): a model for assessing climate risk and empowering women as decision-makers’ - Climate - Gender - Slum.
Fonte: Ascom/Cemaden (MRO)

- Foto 2 -Cláudio José Ferreira (IPA Geociências), apresentando o Atlas de Informações sobre processos geodinâmicos no Litoral Norte de São Paulo

- Foto 3 Oficina em Ubatumirim - Célia Regina de Gouveia Souza (IPA Geociências), apresentando sobre processos de erosão e inundação costeira no litoral norte de São Paulo.

- Foto 4 Jeniffer Faria (Cemaden-Educação), apresentando as jornadas pedagógicas do Cemaden-Educação, e a campanha #AprenderParaPrevenir - https://educacao.cemaden.gov.br/campanha/a-campanha/.

- Foto 5 Alexandre Napoli (Defesa Civil de Ubatuba-SP), apresentando sobre o papel da Defesa Civil no município em Ubatuba-SP

- Foto 6- Márcio dos Santos, Gerente Regional de Unidades de Conservação da Fundação Florestal (FF), com fala sobre sua instituição e colocando à disposição para colaboração.

- Foto 8 Oficina em Ubatumirim- Mario ‘Gato’ de Oliveira, caiçara de Ubatubamirim, Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT) e Museu Caiçara, participante da oficina.

- Foto 9-Allan Iwama (Cemaden) e Leda Nardi (Doutoranda Programa de Pós-Graduação em Desastres Naturais – PPGDN-UNESP-CEMADEN), coautora da publicação do projeto Enhancing People-Centred Early Warning Systems (PCEWS) in Traditional Coastal Communities of Brazil: An Intersectional Approach to Inclusive Risk Communication https://preparecenter.org/resource/pcews-inclusive-risk-communication-brazil/


