Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - Cemaden/MCTI
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Apresentação
      • Estrutura física e organizacional do Cemaden
      • O Cemaden e sua competência no âmbito do Plano Nacional de Gestão de Risco de Riscos e Resposta a Desastres Naturais
      • Quem é quem
      • Plano Diretor 2019-2022
      • Termo de Compromisso de Gestão e Relatórios
      • Plano Diretor 2024-2027
      • Política de Inovação
      • Portfólio de Programas e Projetos
      • Atas de Reuniões
      • Atendimento à Imprensa
      • Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicações
      • Acordos de Parceria, Protocolos de Intenções
      • Acordos de Adesão para Expansão da Rede Observacional - Ciclo 2023 a 2026
    • Ações e Programas
      • Implementação de ações e projetos - 2012 a 2015
      • Projeto Pluviômetros nas Comunidades
      • Projeto Prevenção de deslizamentos se aprende na escola
    • Agenda de Autoridades
    • Participação Social
    • Auditorias
    • Convênios e Transferências
      • TED - Cemaden e UFPE - 2022
      • TED - Cemaden e UFPE - 2023
      • TED - Cemaden e Secretaria de Periferias/MCidades - 2025
      • TED CNPq 2025
      • TED - Cemaden e UFPE - 2025
      • Convênio FCMF 2025
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
      • Licitações
      • Contratos
    • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
    • Perguntas Frequentes
    • Dados Abertos
    • LGPD
      • Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais
      • Canal de Comunicação
      • Referências e Recursos
      • Aviso de Privacidade
      • Governança em Privacidade
    • Normativos Internos
      • Política de Segurança da Informação (POSIN) do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN)
    • Anuário da Sala de Situação do Cemaden
    • Editais de Bolsas e Capacitações
      • Editais de Bolsas
      • Estágio Obrigatório
      • Editais de Auxílios
  • Assuntos
    • Boletim
    • Cemaden
    • Cemaden na Mídia
    • Cidades Resilientes
    • Concursos
    • Contratos
    • Desenvolvimento
    • Destaque
    • Eventos
    • Gestão
    • iptmu
    • Licitações e Contratos
      • Contratos
      • Licitações e editais
      • Pregões
    • Mapa Interativo
    • Monitoramento
      • Boletim de Impactos
      • MONITORAMENTO DE SECAS E IMPACTOS NO BRASIL
      • Monitoramento Hidrológico
      • Previsão Hidrológica
      • Relatório Secas e Impactos no Acre
      • RiSAF - Risco da Seca na Agricultura Familiar
      • Registro de Impactos da Seca
      • Notas Técnicas
      • Anteriores
    • Notícias do Cemaden
      • 6ª Campanha #Aprender para Prevenir 2021
    • Oportunidades
    • Perguntas mais frequentes
    • Pesquisa
      • Linhas de Pesquisa
      • 1. Desastres Naturais
      • 2. Meteorologia
      • 3. Hidrologia
      • 4. Geologia
      • 5. Agrometeorologia e Incêndios Florestais
    • Pluviômetros
    • Pós-Graduação
    • Produtos
    • Programa PIBIC
    • Projetos
      • Estações Agrometeorológicas
      • Estações Hidrológicas
      • Pluviômetros Automáticos
      • Projeto Jica
      • Projetos Participativos
      • Radares
      • Sensores Geotécnicos
    • Rede de Dados
    • Riscos Geo-Hidrológicos
    • Seminários
    • Relatório
    • RiSAF - Risco da Seca na Agricultura Familiar
    • Sem categoria
    • 10 Anos Cemaden
      • Sobre
      • Programação
      • Organização
      • Notícias
      • Circulares
      • Fotos
      • Vídeos
      • Downloads
    • Alagamento
    • Nota técnica - Bacia do Rio Paraná - 31 de maio de 2021
    • Briefing CEMADEN-CENAD
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
  • Centrais de Conteúdo
    • Área de Imprensa
      • Atendimento à Imprensa
      • Avisos de Pauta
      • Últimas Notícias
    • Redes Sociais
      • Card Instagram
      • Card Linkedin
      • Card Youtube Cemaden MCTI
      • Card Youtube Série de Debates CEMADEN
      • Card Youtube Cemaden Educação
      • Card Facebook
    • Audiovisual
    • Fotos
    • Galeria de imagens
    • V´´ídeos Cemaden
  • Composição
  • Rede Observacional
  • Quem é Quem
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
Você está aqui: Página Inicial Assuntos Notícias do Cemaden Cemaden participa do Science Days 2024 com temática sobre prevenção de riscos de desastres
Info

Notícias

Cemaden participa do Science Days 2024 com temática sobre prevenção de riscos de desastres

Estudantes da rede pública e monitores do ensino médio do Instituto Alpha Lumen conheceram os riscos e a prevenção de desastres, por meio de jogos e oficinas do Cemaden Educação, além de palestras e visita à Sala de Situação do Cemaden.
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 27/03/2024 17h28 Atualizado em 27/03/2024 17h38
Foto 13 - Science Days 2024 - Alunos do ensino médio conhecem o sistema de monitoramento na Sala de Situação do Cemaden.jpeg

Alunos do ensino médio conhecem o sistema de monitoramento do Cemaden,durante o Science Days

A 7ª edição do Science Days 2024, realizado no Parque de Inovação Tecnológica (PIT), em São José dos Campos, contou novamente com a participação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Promovido pelo Instituto Alpha Lumen, em conjunto com a The Michaelis Foundation For Global Education, o Science Days ocorreu nos dias 14 e 15 de março, promovendo a divulgação e difusão do conhecimento científico de maneira prática e didática.

O Cemaden participou do Science Days desde 2019. Neste ano, a novidade foi a oficina “Desastres em Jogos”, oferecida aos jovens estudantes da rede pública inscritos no evento. As atividades coordenadas pela equipe de  pesquisadores (as) do Programa Cemaden Educação com  apoio de oito estudantes do ensino médio, monitores do Instituto Alpha Lumen,

Os Jogos “Trilha do Risco”, “Mini Trunfo” e “Quem” possibilitaram o conhecimento dos participantes sobre os riscos de desastres geo-hidrológicos, bem como a prevenção e redução desses riscos, abordando temáticas como resiliência, mudanças climáticas e sustentabilidade.

Além dessas oficinas, dentro da programação do Cemaden, os alunos inscritos e monitores do Alpha Lumen visitaram a Sala de Situação, onde ocorre o monitoramento dos municípios mapeados com áreas de riscos de desastres, em todo o território brasileiro. Tiveram a oportunidade de conhecer o processo de monitoramento e emissão de alertas de risco de desastres. Os estudantes, participaram, também, de palestras, ocasião em que tiveram a oportunidade de conhecer a missão e as atividades desenvolvidas pela instituição.

Impressão dos estudantes nas oficinas e visita na Sala de Situação

Os monitores do Instituto Alpha Lumen, que deram apoio no desenvolvimento das atividades do Cemaden no Science Days, mostraram da importância da participação do evento: “É importante ajudar os estudantes nas atividades em que estão participando. Ao mesmo tempo, nesse processo de acompanhamento, também estou aprendendo e conhecendo diversas temáticas, tanto na área das Ciências Exatas como nas Humanas.”, afirma Pedro Von Rainer, 16 anos, estudante do 2º ano do ensino médio, que coordenava a visita de monitores e estudantes na Sala de Situação do Cemaden, ao mesmo tempo em registrava fotos e divulgava nas redes sociais.

Glendy Raphaelly, 15 anos, cursando o 1º ano do ensino médio, acompanhou com interesse as explicações da tecnologista, Carla Prieto, especialista na área de geodinâmica na Sala de Situação. “Achei importante conhecer o sistema de monitoramento de risco de desastres”, afirma a estudante que se inscreveu no evento. “Chamou minha atenção os telões com imagens de satélite, a tela que mostrava raios e a explicação sobre e o risco de estar nas cachoeiras, no período de chuvas.”, citando o fenômeno “cabeças d’água”.

Outro monitor, Miguel Junqueira, 17 anos, estudante do 3º ano do ensino médio, acompanhava os participantes das oficinas e jogos sobre prevenção e riscos de desastres. “Os jogos dão uma oportunidade de aprendizagem e uma bagagem cultural na temática de desastres. É interessante obter o conhecimento das causas dos desastres ambientais, ajudando muito na participação ativa para a prevenção”.

“Na participação do jogo ‘Trilha do Risco’ observamos as várias regiões do Brasil, com suas características ambientais e de risco. Ajudou muito a lembrar dos estudos sobre as regiões brasileiras e, agora, acrescentados dos tipos de desastres”, afirma Joyce Faria, de 15 anos, cursando o 1º ano do ensino médio da rede pública. Da mesma turma e idade, Pedro Silva fez questão de dar sua opinião sobre a participação no jogo educativo: “Pudemos saber o que fazer e como ajudar na prevenção de risco, bem como o valor da preservação ambiental.” Mesma opinião de Thifany Queiroz, 15 anos, 1º ano do ensino médio:   “Gostei muito da oficina e dos jogos. Interessantes explicações sobre desastres e como agir na prevenção de risco”

 Oficinas “Desastres em Jogos”

Antes de receber as escolas, a equipe do Cemaden Educação fez um rápido treinamento com os monitores disponibilizados pelo evento, informa o pesquisador da equipe do Cemaden Educação, Antonio Fernando Guerra: “Foi muito gratificante observar o interesse e motivação desses monitores e monitoras na apresentação e execução dos jogos.”, afirma o pesquisador. Explicaram com entusiasmo, conhecimento e competência os jogos aos estudantes das escolas visitantes e do público em geral. Foram Jovens ensinando jovens, e  também os adultos.”, complementa.

Das escolas visitantes por agendamento, o Cemaden recebeu cerca de 150 estudantes, além dos professores(as) que acompanhavam os alunos.

Fonte: Ascom/Cemaden

Estudantes do ensino médio participam da Oficina "Desastres em Jogos" do Cemaden Educação.
Estudantes do ensino médio participam da Oficina "Desastres em Jogos" do Cemaden Educação.
Oficina "Desastres em Jogos" do Cemaden Educação com participação de alunos do ensino médio, com apoio de monitores do Alpha Lumen.
Oficina "Desastres em Jogos" do Cemaden Educação com participação de alunos do ensino médio, com apoio de monitores do Alpha Lumen.
Oficina "Desastres em Jogos" do Cemaden Educação no Science Days 2024.
Oficina "Desastres em Jogos" do Cemaden Educação no Science Days 2024.
Science Days 2024: Estudantes do ensino médio conhecem o sistema de monitoramento da Sala de Situação do Cemaden
Science Days 2024: Estudantes do ensino médio conhecem o sistema de monitoramento da Sala de Situação do Cemaden
Visita dos alunos do Science Days na Sala de Situação do Cemaden
Visita dos alunos do Science Days na Sala de Situação do Cemaden
Estudantes do ensino médio, participantes do Science Days,  conhecem o sistema de monitoramento do Cemaden, explicado pela tecnologista Carla Prieto, na Sala de Situação do Cemaden
Estudantes do ensino médio, participantes do Science Days, conhecem o sistema de monitoramento do Cemaden, explicado pela tecnologista Carla Prieto, na Sala de Situação do Cemaden
Estudantes  participam da Oficina no jogo "Trilha do Risco" do Cemaden Educação, durante o evento Science Days 2024, realizado no Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (SP).
Estudantes participam da Oficina no jogo "Trilha do Risco" do Cemaden Educação, durante o evento Science Days 2024, realizado no Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (SP).
Participantes do Science Days no Auditório do Cemaden, conhecendo a missão e atividades de pesquisa desenvolvidas pelo Cemaden.
Participantes do Science Days no Auditório do Cemaden, conhecendo a missão e atividades de pesquisa desenvolvidas pelo Cemaden.
Palestra sobre pesquisa e monitoramento da seca no Brasil, pelo pesquisador do Cemaden, Marcelo Zeri, no Auditório do Cemaden, durante o Science Days.
Palestra sobre pesquisa e monitoramento da seca no Brasil, pelo pesquisador do Cemaden, Marcelo Zeri, no Auditório do Cemaden, durante o Science Days.
Pesquisador Marcelo Zeri,fala sobre pesquisa e secas no Brasil, no auditório do Cemaden, aos estudantes participantes do Science Days.
Pesquisador Marcelo Zeri,fala sobre pesquisa e secas no Brasil, no auditório do Cemaden, aos estudantes participantes do Science Days.
Foto 7 Science Days 2024- Pesquisador do Cemaden, Marcelo Zeri explica sobre os tipos de seca aos alunos do ensino médio..jpeg
Pesquisador do Cemaden, Marcelo Zeri, explica sobre os tipos e o monitoramento de secas no Brasil aos alunos do ensino médio, durante o Science Days
Educação e Pesquisa
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Apresentação
      • Estrutura física e organizacional do Cemaden
      • O Cemaden e sua competência no âmbito do Plano Nacional de Gestão de Risco de Riscos e Resposta a Desastres Naturais
      • Quem é quem
      • Plano Diretor 2019-2022
      • Termo de Compromisso de Gestão e Relatórios
      • Plano Diretor 2024-2027
      • Política de Inovação
      • Portfólio de Programas e Projetos
      • Atas de Reuniões
      • Atendimento à Imprensa
      • Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicações
      • Acordos de Parceria, Protocolos de Intenções
      • Acordos de Adesão para Expansão da Rede Observacional - Ciclo 2023 a 2026
    • Ações e Programas
      • Implementação de ações e projetos - 2012 a 2015
      • Projeto Pluviômetros nas Comunidades
      • Projeto Prevenção de deslizamentos se aprende na escola
    • Agenda de Autoridades
    • Participação Social
    • Auditorias
    • Convênios e Transferências
      • TED - Cemaden e UFPE - 2022
      • TED - Cemaden e UFPE - 2023
      • TED - Cemaden e Secretaria de Periferias/MCidades - 2025
      • TED CNPq 2025
      • TED - Cemaden e UFPE - 2025
      • Convênio FCMF 2025
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
      • Licitações
      • Contratos
    • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
    • Perguntas Frequentes
    • Dados Abertos
    • LGPD
      • Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais
      • Canal de Comunicação
      • Referências e Recursos
      • Aviso de Privacidade
      • Governança em Privacidade
    • Normativos Internos
      • Política de Segurança da Informação (POSIN) do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN)
    • Anuário da Sala de Situação do Cemaden
    • Editais de Bolsas e Capacitações
      • Editais de Bolsas
      • Estágio Obrigatório
      • Editais de Auxílios
  • Assuntos
    • Boletim
    • Cemaden
    • Cemaden na Mídia
    • Cidades Resilientes
    • Concursos
    • Contratos
    • Desenvolvimento
    • Destaque
    • Eventos
    • Gestão
    • iptmu
    • Licitações e Contratos
      • Contratos
      • Licitações e editais
      • Pregões
    • Mapa Interativo
    • Monitoramento
      • Boletim de Impactos
      • MONITORAMENTO DE SECAS E IMPACTOS NO BRASIL
      • Monitoramento Hidrológico
      • Previsão Hidrológica
      • Relatório Secas e Impactos no Acre
      • RiSAF - Risco da Seca na Agricultura Familiar
      • Registro de Impactos da Seca
      • Notas Técnicas
      • Anteriores
    • Notícias do Cemaden
      • 6ª Campanha #Aprender para Prevenir 2021
    • Oportunidades
    • Perguntas mais frequentes
    • Pesquisa
      • Linhas de Pesquisa
      • 1. Desastres Naturais
      • 2. Meteorologia
      • 3. Hidrologia
      • 4. Geologia
      • 5. Agrometeorologia e Incêndios Florestais
    • Pluviômetros
    • Pós-Graduação
    • Produtos
    • Programa PIBIC
    • Projetos
      • Estações Agrometeorológicas
      • Estações Hidrológicas
      • Pluviômetros Automáticos
      • Projeto Jica
      • Projetos Participativos
      • Radares
      • Sensores Geotécnicos
    • Rede de Dados
    • Riscos Geo-Hidrológicos
    • Seminários
    • Relatório
    • RiSAF - Risco da Seca na Agricultura Familiar
    • Sem categoria
    • 10 Anos Cemaden
      • Sobre
      • Programação
      • Organização
      • Notícias
      • Circulares
      • Fotos
      • Vídeos
      • Downloads
    • Alagamento
    • Nota técnica - Bacia do Rio Paraná - 31 de maio de 2021
    • Briefing CEMADEN-CENAD
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
  • Centrais de Conteúdo
    • Área de Imprensa
      • Atendimento à Imprensa
      • Avisos de Pauta
      • Últimas Notícias
    • Redes Sociais
      • Card Instagram
      • Card Linkedin
      • Card Youtube Cemaden MCTI
      • Card Youtube Série de Debates CEMADEN
      • Card Youtube Cemaden Educação
      • Card Facebook
    • Audiovisual
    • Fotos
    • Galeria de imagens
    • V´´ídeos Cemaden
  • Composição
  • Rede Observacional
  • Quem é Quem
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca