Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - Cemaden/MCTI
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Apresentação
      • Estrutura física e organizacional do Cemaden
      • O Cemaden e sua competência no âmbito do Plano Nacional de Gestão de Risco de Riscos e Resposta a Desastres Naturais
      • Quem é quem
      • Plano Diretor 2019-2022
      • Termo de Compromisso de Gestão e Relatórios
      • Plano Diretor 2024-2027
      • Política de Inovação
      • Portfólio de Programas e Projetos
      • Atas de Reuniões
      • Atendimento à Imprensa
      • Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicações
      • Acordos de Parceria, Protocolos de Intenções
      • Acordos de Adesão para Expansão da Rede Observacional - Ciclo 2023 a 2026
    • Ações e Programas
      • Implementação de ações e projetos - 2012 a 2015
      • Projeto Pluviômetros nas Comunidades
      • Projeto Prevenção de deslizamentos se aprende na escola
    • Agenda de Autoridades
    • Participação Social
    • Auditorias
    • Convênios e Transferências
      • TED - Cemaden e UFPE - 2022
      • TED - Cemaden e UFPE - 2023
      • TED - Cemaden e Secretaria de Periferias/MCidades - 2025
      • TED CNPq 2025
      • TED - Cemaden e UFPE - 2025
      • Convênio FCMF 2025
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
      • Licitações
      • Contratos
    • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
    • Perguntas Frequentes
    • Dados Abertos
    • LGPD
      • Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais
      • Canal de Comunicação
      • Referências e Recursos
      • Aviso de Privacidade
      • Governança em Privacidade
    • Normativos Internos
      • Política de Segurança da Informação (POSIN) do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN)
    • Anuário da Sala de Situação do Cemaden
    • Editais de Bolsas e Capacitações
      • Editais de Bolsas
      • Estágio Obrigatório
      • Editais de Auxílios
  • Assuntos
    • Boletim
    • Cemaden
    • Cemaden na Mídia
    • Cidades Resilientes
    • Concursos
    • Contratos
    • Desenvolvimento
    • Destaque
    • Eventos
    • Gestão
    • iptmu
    • Licitações e Contratos
      • Contratos
      • Licitações e editais
      • Pregões
    • Mapa Interativo
    • Monitoramento
      • Boletim de Impactos
      • MONITORAMENTO DE SECAS E IMPACTOS NO BRASIL
      • Monitoramento Hidrológico
      • Previsão Hidrológica
      • Relatório Secas e Impactos no Acre
      • RiSAF - Risco da Seca na Agricultura Familiar
      • Registro de Impactos da Seca
      • Notas Técnicas
      • Anteriores
    • Notícias do Cemaden
      • 6ª Campanha #Aprender para Prevenir 2021
    • Oportunidades
    • Perguntas mais frequentes
    • Pesquisa
      • Linhas de Pesquisa
      • 1. Desastres Naturais
      • 2. Meteorologia
      • 3. Hidrologia
      • 4. Geologia
      • 5. Agrometeorologia e Incêndios Florestais
    • Pluviômetros
    • Pós-Graduação
    • Produtos
    • Programa PIBIC
    • Projetos
      • Estações Agrometeorológicas
      • Estações Hidrológicas
      • Pluviômetros Automáticos
      • Projeto Jica
      • Projetos Participativos
      • Radares
      • Sensores Geotécnicos
    • Rede de Dados
    • Riscos Geo-Hidrológicos
    • Seminários
    • Relatório
    • RiSAF - Risco da Seca na Agricultura Familiar
    • Sem categoria
    • 10 Anos Cemaden
      • Sobre
      • Programação
      • Organização
      • Notícias
      • Circulares
      • Fotos
      • Vídeos
      • Downloads
    • Alagamento
    • Nota técnica - Bacia do Rio Paraná - 31 de maio de 2021
    • Briefing CEMADEN-CENAD
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
  • Centrais de Conteúdo
    • Área de Imprensa
      • Atendimento à Imprensa
      • Avisos de Pauta
      • Últimas Notícias
    • Redes Sociais
      • Card Instagram
      • Card Linkedin
      • Card Youtube Cemaden MCTI
      • Card Youtube Série de Debates CEMADEN
      • Card Youtube Cemaden Educação
      • Card Facebook
    • Audiovisual
    • Fotos
    • Galeria de imagens
    • V´´ídeos Cemaden
  • Composição
  • Rede Observacional
  • Quem é Quem
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
Você está aqui: Página Inicial Assuntos Notícias do Cemaden Cemaden instala pluviômetros nas escolas localizadas em áreas de riscos
Info

Notícias

Cemaden instala pluviômetros nas escolas localizadas em áreas de riscos

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 16/03/2015 00h00 Atualizado em 19/12/2021 19h48
299.jpg

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, instalou, na semana passada ( 11 a 13 de março) pluviômetros semiautomáticos em três escolas estaduais nos municípios paulistas de Cunha, Ubatuba e São Luiz de Paraitinga, localizadas na área de abrangência do Rio Paraibuna e seus afluentes,  consideradas vulneráveis a desastres naturais. Essa ação faz parte do Projeto Cemaden Educação: rede de escolas e comunidades na prevenção de riscos de desastres, projeto piloto aplicado nessas três cidades. A meta é expandir para outras escolas do território nacional em áreas vulneráveis a desastres naturais, com riscos a deslizamento de terras, inundações, enchentes e secas.

Cerca de 400 estudantes do ensino médio estão envolvidos diretamente no Projeto Cemaden Educação, em três atividades básicas de iniciação científica: na aprendizagem e análise dos dados sobre quantidade de chuvas apontadas nos pluviômetros semiautomáticos, na pesquisa em campo das bacias hidrográficas  – identificando as áreas de impactos dos desastres em suas regiões – e  na coleta da história oral das experiências das pessoas que sofreram com os desastres naturais.

Todos os dados levantados e pesquisas realizadas serão compartilhados entre as escolas, utilizando tecnologias da informação. As escolas estão criando diversas formas de mobilização entre estudantes e a comunidade local, trabalhando a utilização do conhecimento voluntário e coletivo, a fim de criar soluções ou desenvolver novas tecnologias, gerando um fluxo de informação (modelo conhecido como “crowdsourcing”). O objetivo é conscientizar sobre superação e enfrentamento dos desafios (resiliência) e apoio na solução dos problemas comunitários, no que se refere à prevenção dos impactos dos desastres naturais.

São Luiz do Paraitinga foi um dos municípios que sofreu um grande desastre natural, em janeiro de 2010, período em que ocorreram chuvas intensas, provocando inundação e deslizamentos nas áreas urbanas e rural, atingindo quase metade da população ( cerca de 5.100 pessoas afetadas). Na escola estadual Ignácio Gióia, onde foi instalado o pluviômetro semiautomático, o vice-diretor Daniel Messias dos Santos destaca a importância da participação dos estudantes do ensino médio e a influência das experiências pessoais. “Os alunos se sentem agentes e ativos para ajudar a sua comunidade. Esse estímulo é muito amplo, vai além dos muros da escola, vai em direção ao mundo.”, afirma o vice-diretor.  A estudante Mariana Eduarda Mendonça, de 16 anos, cursando o 3º ano do ensino médio, conta que além da experiência pessoal e de sua família, viu o sofrimento de outros vizinhos que perderam a casa e tiveram até problemas com a saúde, resultantes do impacto das inundações. “O projeto permite que tenhamos maiores informações para a prevenção dos desastres naturais e a nos mobilizar para que possamos ajudar a comunidade.”

Para a organização das atividades de iniciação científica das escolas do projeto piloto, o Cemaden fez uma parceria com  o Instituto de Ciência e Tecnologia, da Universidade do Estado de São Paulo (ICT/Unesp) a qual dará apoio na elaboração de aulas de ensino à distância (EaD), direcionadas aos estudantes participantes do projeto.

Projeto Cemaden Educação

O Cemaden Educação é um projeto piloto voltado para as escolas de ensino médio, localizadas em municípios vulneráveis a desastres socioambientais, com o objetivo de desenvolver pesquisas de prevenção de desastres – com monitoramento e alertas – produção de conhecimento, bem como a gestão participativa de intervenções nas comunidades locais.

A ação educativa faz parte de compromissos de governo assumidos em instrumentos internacionais como a Convenção sobre Mudança do Clima e, especialmente, o Marco de Ação de Hyogo (em 2005), entre outros marcos legais nacionais. O Cemaden Educação  atua por meio de educação ambiental na construção de escolas sustentáveis e resilientes e se insere no “ Programa Pluviômetros nas Comunidades”. Ambos fortalecem o objetivo de introduzir a cultura da percepção de riscos de desastres naturais no Brasil junto às comunidades vulneráveis a desastres naturais.

Utilizando tecnologias de informação e comunicação (TICs) para envolver os jovens em pesquisas científicas interdisciplinares, no monitoramento e alertas, o projeto promove, também, a criação de comunidades de aprendizagem (Com-VidAção) em resposta aos desafios individuais, comunitários e sociais de enfrentamento de desastres socioambientais.

O Projeto Cemaden Educação pode ser acessado no endereço eletrônico http://educacao.cemaden.gov.br

299.jpg

Instalação de pluviômetro semiautomático na escola estadual de São Luiz do Paraitinga(SP)
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Apresentação
      • Estrutura física e organizacional do Cemaden
      • O Cemaden e sua competência no âmbito do Plano Nacional de Gestão de Risco de Riscos e Resposta a Desastres Naturais
      • Quem é quem
      • Plano Diretor 2019-2022
      • Termo de Compromisso de Gestão e Relatórios
      • Plano Diretor 2024-2027
      • Política de Inovação
      • Portfólio de Programas e Projetos
      • Atas de Reuniões
      • Atendimento à Imprensa
      • Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicações
      • Acordos de Parceria, Protocolos de Intenções
      • Acordos de Adesão para Expansão da Rede Observacional - Ciclo 2023 a 2026
    • Ações e Programas
      • Implementação de ações e projetos - 2012 a 2015
      • Projeto Pluviômetros nas Comunidades
      • Projeto Prevenção de deslizamentos se aprende na escola
    • Agenda de Autoridades
    • Participação Social
    • Auditorias
    • Convênios e Transferências
      • TED - Cemaden e UFPE - 2022
      • TED - Cemaden e UFPE - 2023
      • TED - Cemaden e Secretaria de Periferias/MCidades - 2025
      • TED CNPq 2025
      • TED - Cemaden e UFPE - 2025
      • Convênio FCMF 2025
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
      • Licitações
      • Contratos
    • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
    • Perguntas Frequentes
    • Dados Abertos
    • LGPD
      • Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais
      • Canal de Comunicação
      • Referências e Recursos
      • Aviso de Privacidade
      • Governança em Privacidade
    • Normativos Internos
      • Política de Segurança da Informação (POSIN) do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN)
    • Anuário da Sala de Situação do Cemaden
    • Editais de Bolsas e Capacitações
      • Editais de Bolsas
      • Estágio Obrigatório
      • Editais de Auxílios
  • Assuntos
    • Boletim
    • Cemaden
    • Cemaden na Mídia
    • Cidades Resilientes
    • Concursos
    • Contratos
    • Desenvolvimento
    • Destaque
    • Eventos
    • Gestão
    • iptmu
    • Licitações e Contratos
      • Contratos
      • Licitações e editais
      • Pregões
    • Mapa Interativo
    • Monitoramento
      • Boletim de Impactos
      • MONITORAMENTO DE SECAS E IMPACTOS NO BRASIL
      • Monitoramento Hidrológico
      • Previsão Hidrológica
      • Relatório Secas e Impactos no Acre
      • RiSAF - Risco da Seca na Agricultura Familiar
      • Registro de Impactos da Seca
      • Notas Técnicas
      • Anteriores
    • Notícias do Cemaden
      • 6ª Campanha #Aprender para Prevenir 2021
    • Oportunidades
    • Perguntas mais frequentes
    • Pesquisa
      • Linhas de Pesquisa
      • 1. Desastres Naturais
      • 2. Meteorologia
      • 3. Hidrologia
      • 4. Geologia
      • 5. Agrometeorologia e Incêndios Florestais
    • Pluviômetros
    • Pós-Graduação
    • Produtos
    • Programa PIBIC
    • Projetos
      • Estações Agrometeorológicas
      • Estações Hidrológicas
      • Pluviômetros Automáticos
      • Projeto Jica
      • Projetos Participativos
      • Radares
      • Sensores Geotécnicos
    • Rede de Dados
    • Riscos Geo-Hidrológicos
    • Seminários
    • Relatório
    • RiSAF - Risco da Seca na Agricultura Familiar
    • Sem categoria
    • 10 Anos Cemaden
      • Sobre
      • Programação
      • Organização
      • Notícias
      • Circulares
      • Fotos
      • Vídeos
      • Downloads
    • Alagamento
    • Nota técnica - Bacia do Rio Paraná - 31 de maio de 2021
    • Briefing CEMADEN-CENAD
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
  • Centrais de Conteúdo
    • Área de Imprensa
      • Atendimento à Imprensa
      • Avisos de Pauta
      • Últimas Notícias
    • Redes Sociais
      • Card Instagram
      • Card Linkedin
      • Card Youtube Cemaden MCTI
      • Card Youtube Série de Debates CEMADEN
      • Card Youtube Cemaden Educação
      • Card Facebook
    • Audiovisual
    • Fotos
    • Galeria de imagens
    • V´´ídeos Cemaden
  • Composição
  • Rede Observacional
  • Quem é Quem
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca