Notícias
Situação Atual e Projeção Hidrológica para o Sistema Cantareira 10/09/2026 Ano 12 Nº 120
Sumário Executivo
Esta edição do boletim traz um resumo da situação referente ao mês de agosto de 2026, e projeções hidrológicas de setembro a dezembro de 2026. Em agosto, os reservatórios do Sistema encerraram o mês com 33% do volume útil, situando-se na faixa de operação "Alerta" (entre 30% e 40%)[1]. O volume atual é inferior ao registrado no final de julho de 2026 (37%), e permanece ligeiramente abaixo do observado no mesmo período de 2025 (35%). Entre outubro de 2025 e janeiro de 2026, o Sistema atingiu os menores níveis de armazenamento desde a crise hídrica de 2014/2015. No entanto, as chuvas observadas, sobretudo entre fevereiro e março de 2026, promoveram uma recuperação parcial dos volumes armazenados, trazendo alívio a um quadro hidrológico extremamente crítico. No mês de agosto, a precipitação acumulada foi de 97% da média histórica, enquanto a vazão afluente atingiu 67% da média para o período. O Índice de Seca Bivariado Precipitação-Vazão (TSI) indica seca fraca na escala de seis meses e moderada na escala de 12 meses, evidenciando a persistência de déficits hídricos acumulados ao longo do último ano. As projeções hidrológicas (Tabela 1) indicam que, considerando um cenário de chuvas na média, o volume útil estimado nos reservatórios ao final de setembro e dezembro de 2026 seriam de 36% (Faixa “Alerta”) e 52% (Faixa “Atenção”)[2]. Ainda nesse cenário de precipitação na média, as simulações indicam vazão afluente média ao Sistema Cantareira de 39 m³/s em setembro (175% da média histórica) e de 42 m³/s entre outubro e dezembro (120% da média histórica). Os elevados volumes de chuva previstos para setembro deverão favorecer vazões amplamente acima da média e a elevação do armazenamento; ainda assim, o Sistema deverá encerrar o mês na faixa “Alerta”. Como o Sistema Cantareira finalizou a temporada chuvosa de 2025-26 com armazenamento consideravelmente abaixo do ideal, sua recuperação continuará dependente das chuvas da próxima estação chuvosa.

- cenários de precipitação
Tabela 1. Projeções de vazões médias entre setembro e dezembro de 2026 e volume armazenado no final de setembro e dezembro de 2026, considerando cinco cenários de precipitação: 50% e 25% abaixo da média histórica, na média histórica e 25% acima da média histórica e cenário crítico. As faixas de operação do reservatório estão de acordo com a resolução conjunta da ANA/DAEE Nº 925/2017. Nessas simulações, foi considerado aporte médio diário de 8,5 m3/s proveniente da interligação do Sistema Paraíba do Sul para Sistema Cantareira, de acordo com a Resolução conjunta ANA 1.931/17 e Nota Técnica Conjunta SR/SH (Processo SEI nº 137.00005609/2026-77). Ressalta-se que até oito de setembro são usados dados observados de precipitação, entre nove e 22 de setembro a previsão do GEFS e somente a partir de 23 de setembro os cenários hipotéticos.
[1] De acordo com a Resolução conjunta ANA/DAEE Nº 925/2017.
[2] Ressalta-se que as projeções podem ser modificadas de acordo com mudanças na vazão de interligação com a bacia do rio Paraíba do Sul, bem como as extrações do Sistema a serem praticadas pelo operador, nos próximos meses.