Notícias
MONITORAMENTO DE SECAS E IMPACTOS NO BRASIL – MARÇO/2026
Monitoramento de Secas
A. ÍNDICE INTEGRADO DE SECA (IIS3 por pixel e por município): MARÇO/2026
B. MONITORAMENTO DA SECA EM ÁREAS INDÍGENAS: MARÇO/2026

- Monitoramento da Seca em Áreas Indígenas
C. MONITORAMENTO DA SECA EM ASSENTAMENTOS RURAIS: MARÇO/2026

- Monitoramento da Seca em Assentamentos Rurais
Entre fevereiro e março, observou-se um agravamento da seca nos assentamentos. O número de áreas em condição de seca extrema aumentou de 9 para 101, enquanto as classificadas com seca severa passaram de 315 para 476. Em contrapartida, as áreas em seca moderada apresentaram leve redução, passando de 1436 para 1312. Esse aumento ocorreu principalmente em razão da intensificação da seca nos estados do Pará e Mato Grosso.
D. MONITORAMENTO DA SECA EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: MARÇO/2026

- Monitoramento da Seca em Unidades de Conservação
Nas Unidades de Conservação, também se observou um agravamento das condições de seca. O número de áreas classificadas com seca severa aumentou de 7 para 14, enquanto as áreas em seca moderada também cresceram, passando de 48 para 54.
E. MONITORAMENTO DOS IMPACTOS DA SECA EM ÁREAS AGROPRODUTIVAS: MARÇO DE 2026
REGISTRO DE IMPACTOS : Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de secas no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências de pequenos impactos são de extrema importância. Você pode enviar suas informações pelo link: REGISTRO DE IMPACTOS DE SECAS .
Para mais informações fale conosco: secas@cemaden.gov.br

