Notícias
30/01/2025 - Briefing CEMADEN - CENAD
*BRIEFING CEMADEN - CENAD EM 30/01/2025 - 09H00*
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com Defesas Civis dos Estados e Municípios.
O texto é divulgado apenas quando existe algum potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
*CONDIÇÃO METEOROLÓGICA*
Nesta quinta-feira (30/01), o monitoramento ficará voltado para região Sudeste do país, com a previsão de chuvas que podem ser localmente fortes ao longo do dia, nas regiões de Pouso Alegre em MG e nas regiões de São Paulo, de São José dos Campos e de Campinas em SP, além disso também são esperadas chuvas, em especial no período da tarde, nas demais regiões da Região Sudeste, incluída as regiões de Volta Redonda, Petrópolis e do Rio de Janeiro no RJ e as de Juiz de Fora e Belo Horizonte em MG.
Para os próximos dias, o canal de umidade se mantém sobre a região Sudeste do país e esta condição de pancadas de chuva continua sobre a região, com previsão de aumento dos acumulados a partir de amanhã (31/01) e ao longo do final de semana. Para além dos acumulados, são vários dias consecutivos com chuvas, deixando em atenção principalmente as regiões de São José dos Campos, São Paulo e Campinas em SP e a região de Pouso Alegre em MG. Também são esperados acumulados de chuva nas demais regiões do Sudeste do país, incluindo as regiões de Volta Redonda, de Petrópolis e do Rio de Janeiro no RJ e as regiões de Juiz de Fora e Belo Horizonte em MG.
*RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA*
Para hoje, segue a atenção é para o Região Sudeste, com destaque à Região Serrana do RJ e Zona da Mata Mineira e Região Metropolitana de Belo Horizonte e faixa leste de SP, incluindo a capital paulista, e faixa litorânea, onde há acumulados observados nos últimos dias e previsão meteorológica.
Permanece a atenção especial para os próximos dias (incluindo o final de semana) para Região Sudeste, com destaque à faixa leste de SP, centro-sul de MG e porção centro-sul do RJ, incluindo a Região Serrana. Nestas regiões há municípios com elevada suscetibilidade aos processos de movimentos de massa, há acumulados prévios e previsão meteorológica que indica incremento nos acumulados, podendo ocasionar deslizamentos em encostas urbanas e em encostas naturais, além de eventuais “queda de barreira” à margem de rodovias.
*RISCO HIDROLÓGICO*
Para hoje e também para os próximos dias, a atenção está voltada para as RMSP, RMBH, RMRJ e Serrana do Rio de Janeiro, em que há possibilidade de abertura de alertas em função da possibilidade de eventos pontuais de enxurradas e alagamentos ao longo do dia de hoje.
Com relação às bacias hidrográficas maiores, destaca-se a atenção para possibilidade de elevação nas bacias hidrográficas localizadas na região do Sistema Cantareira e bacia hidrográfica do rio Paraíba do sul e seus afluentes, principalmente os rios Pombas e Muriaé.
Cabe a atenção também para os próximos dias, a possibilidade de nova elevação na bacia do rio São Francisco, principalmente a jusante da divisa entre MG e BA, devido aos acumulados previstos na região metropolitana de Belo Horizonte, pois estes volumes devem se deslocar para ao baixo São Francisco ao longo dos próximos 10 dias.