Notícias
28/12/2025 - Briefing CEMADEN - CENAD
BRIEFING CEMADEN - CENAD EM 28/12/2025 - 09H00
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com Defesas Civis dos Estados e Municípios. O texto é divulgado apenas quando existe algum potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
CONDIÇÃO METEOROLÓGICA
Neste domingo (28/12) há condição para continuidade de chuva no Estado do RS e leste de SC com possibilidade de acumulados com chuvas variando de intensidade moderada a forte.
Destaque para o oeste da região Amazônica onde há previsão de continuidade de chuvas em forma de pancadas com acumulados pelo menos para os próximos 4 dias. Na Região Sudeste, há previsão de pancadas de chuvas de curta duração entre os Estados de SP e MG.
RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA
Para hoje (28/12), a atenção está para o norte do RS e leste de SC devido aos acumulados prévios e previsão meteorológica. Atenção ainda ao estado de SP, caso ocorram novas pancadas de chuva onde já tem acumulados em 24h. Nessas condições, podem ocorrer deslizamentos pontuais e induzidos em encostas urbanas e quedas de barreira em rodovias.
RISCO HIDROLÓGICO
Para hoje (28/12), o destaque hidrológico permanece na Região Sul, devido à continuidade da chuva, principalmente na porção oeste do RS (Bacia do Uruguai) e no sudeste de SC (região serrana). As bacias hidrográficas permanecem com níveis normais, podendo haver elevação dos níveis dependendo dos acumulados, porém sem perspectiva de gravidade.
No Acre, o alerta em nível ALTO para Rio Branco permanecerá vigente devido ao extravasamento do rio na manhã de ontem. A situação não deve se agravar, pois a região se encontra no início do ano hidrológico, com níveis normalmente baixos para essa época. A elevação registrada deveu-se às chuvas intensas dos últimos dias. Com a previsão de acumulados máximos de 50mm em 7 dias e de 20mm em 4 dias, e a estabilização das estações à montante, o Rio Acre deverá entrar em vazante nas próximas 24-48 horas.