Notícias
27/12/2024 - Briefing CEMADEN - CENAD
*BRIEFING CEMADEN - CENAD EM 27/12/2024 - 09H00*
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com Defesas Civis dos Estados e Municípios.
O texto é divulgado apenas quando existe algum potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
*CONDIÇÃO METEOROLÓGICA*
Nesta sexta-feira (27/12), a previsão meteorológica indica a atuação da ZCAS na Região Sudeste, que deve causar chuvas generalizadas com possibilidade de pancadas fortes em São Paulo (atenção para a RMSP, Macro Metropolitana Paulista, Região de Campinas e Vale do Paraíba), Minas Gerais (Sul de Minas e RMBH) e Rio de Janeiro (Região Serrana e RMRJ).
Entre sábado e domingo (28/12 e 29/12) o canal de umidade tende a se deslocar para norte e causar chuvas fortes com acumulados significativas no estado do Rio de Janeiro (Região Serrana, RMRJ, Costa Verde e Centro Fluminense) e de Minas Gerais (Zona da Mata Mineira, Sul de Minas, Campos das Vertentes e RMBH), atenção ainda para o litoral de SP.
Sendo a Região Serrana do Rio de Janeiro, a Região Metropolitana do Rio de Janeiro e a Zona da Mata Mineira os locais de maior atenção.
*RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA*
A Região Sudeste permanece em atenção devido aos acumulados pretéritos nos últimos dias, a chuva incidente e a previsão de continuidade. O destaque para hoje continua para a RM de SP, Vale do Paraíba (SP e RJ), Serra da Mantiqueira, litoral norte de SP, sul de MG, zona da Mata, RM de BH e Costa Verde Fluminense.
Nos próximos dias, conforme aponta a previsão, a chuva deve se intensificar no estado do Rio de Janeiro e na Zona da Mata Mineira, resultando em acumulados significativos na região. Destaque para a Região Serrana Fluminense, onde são esperados acumulados significativos. Diante desse cenário, é fundamental redobrar a atenção, considerando os volumes já registrados e a tendência de aumento expressivo nas áreas mencionadas, o que eleva o risco de deslizamentos.
*RISCO HIDROLÓGICO*
Para hoje, a atenção se concentra na Região Sudeste, especialmente em MG (Sul de Minas, Zona da Mata e RMBH), RJ (Sul Fluminense, Região Serrana e RMRJ) e todo o estado de SP, devido às instabilidades em decorrência da formação de uma ZCAS, que está ocasionando chuva constante nos últimos dias, com possibilidade de altos acumulados ao longo dos próximos dias, o que poderá deflagrar eventos hidrológicos como alagamentos, enxurradas e inundações bruscas.
Em Linhares/ES, o Rio Doce se elevou até a a cota de alerta e estabilizou. O restante da bacia está normal e não há previsão de chuva. Estamos em atenção, caso a ZCAS atinja a porção à montante da bacia.