Notícias
26/12/2024 - Briefing CEMADEN - CENAD
*BRIEFING CEMADEN - CENAD EM 26/12/2024 - 09H00*
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com Defesas Civis dos Estados e Municípios.
O texto é divulgado apenas quando existe algum potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
*CONDIÇÃO METEOROLÓGICA*
Entre a quinta-feira e a sexta-feira (26/12 e 27/12), a previsão meteorológica indica a formação de uma nova ZCAS na Região Sudeste, que deve causar chuvas generalizadas com possibilidade de pancadas fortes em São Paulo (atenção para a RMSP, Macro Metropolitana Paulista, Região de Campinas e Vale do Paraíba), Minas Gerais (Sul de Minas) e Rio de Janeiro (Costa Verde).
Entre sábado e domingo (28/12 e 29/12) o canal de umidade tende a se deslocar para norte e causar chuvas fortes com acumulados significativas no estado do Rio de Janeiro (Região Serrana, RMRJ, Costa Verde e Centro Fluminense) e de Minas Gerais (Zona da Mata Mineira, Sul de Minas, Campos das Vertentes e RMBH).
Sendo a Região Serrana do Rio de Janeiro, a Região Metropolitana do Rio de Janeiro e a Zona da Mata Mineira os locais de maior atenção.
*RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA*
A Região Sudeste permanece em atenção devido aos acumulados pretéritos nos últimos dias, a chuva incidente e a previsão de continuidade. O destaque para hoje é para a RM de SP, Vale do Paraíba (SP e RJ), Serra da Mantiqueira, litoral norte de SP, sul de MG e Costa Verde Fluminense.
Nos próximos dias, a chuva deve se intensificar no estado do Rio de Janeiro e na Zona da Mata Mineira, resultando em acumulados significativos na região. Diante desse cenário, é fundamental redobrar a atenção, considerando os volumes já registrados e a tendência de aumento expressivo nas áreas mencionadas, o que eleva o risco de deslizamentos.
*RISCO HIDROLÓGICO*
Para hoje, a atenção se concentra na Região Sudeste, em especial MG (Sul de Minas, Zona da Mata e RMBH), RJ (Sul Fluminense, Região Serrana e RMRJ) e todo o estado de SP, devido às instabilidades em decorrência da formação de uma ZCAS, que ocasionarão chuva constante nos próximos dias, com possibilidade de altos acumulados, o que poderá deflagrar eventos hidrológicos como alagamentos, enxurradas e inundações bruscas.