Notícias
25/12/2024 - Briefing CEMADEN - CENAD
*BRIEFING CEMADEN - CENAD EM 25/12/2024 - 09H00*
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com Defesas Civis dos Estados e Municípios.
O texto é divulgado apenas quando existe algum potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
*CONDIÇÃO METEOROLÓGICA*
A condição para hoje (25/12) é de chuvas com pancadas isoladas em grande parte do país, atenção para a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte Catarinense, onde podem ocorrer pancadas fortes com acumulados significativos. Atenção também para as capitais das regiões Centro-Oeste e Norte e para o Estado de São Paulo, onde as pancadas isoladas podem atingir cidades com acumulados já elevados ou com alta vulnerabilidade.
Entre a quinta-feira e a sexta-feira (26/12 e 27/12), a previsão meteorológica indica a formação de uma nova ZCAS na Região Sudeste, que deve causar chuvas generalizadas com possibilidade de pancadas fortes em São Paulo (atenção para a RMSP, Região de Campinas e Vale do Paraíba), Minas Gerais (Sul de Minas) e Rio de Janeiro (Costa Verde).
Entre sábado e domingo (28/12 e 29/12) o canal de umidade tende a se deslocar para norte e causar chuvas fortes com acumulados significativas no estado do Rio de Janeiro (Região Serrana, RMRJ, Costa Verde e Centro Fluminense) e de Minas Gerais (Zona da Mata Mineira e Campos das Vertentes) .
Sendo a Região Serrana do Rio de Janeiro, a Região Metropolitana do Rio de Janeiro e a Zona da Mata Mineira os locais de maior atenção.
*RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA*
A Região Sudeste permanece em atenção devido aos acumulados recentes nas últimas 96h e à previsão de chuvas pontuais. No entanto, boa parte dos alertas foram cessados, devido à diminuição dos acumulados nas últimas 48h.
Atenção redobrada é necessária nos próximos dias, conforme indicado na previsão acima, devido aos acumulados prévios e à tendência de aumento significativo nas áreas mencionadas, elevando a probabilidade de deslizamentos.
*RISCO HIDROLÓGICO*
Para hoje, mantemos a atenção para praticamente todo o país, com maior atenção às Regiões Norte, Sudeste e Sul, devido às instabilidades que podem deflagrar eventos hidrológicos como alagamentos, enxurradas e inundações bruscas.
Para os próximos dias, a atenção se concentrará no RJ e na Zona da Mata Mineira por conta da formação da ZCAS, que pode gerar acumulados significativos e desencadear eventos hidrológicos.