Notícias
23/06/2025 - Briefing CEMADEN - CENAD
*BRIEFING CEMADEN - CENAD EM 23/06/2025 - 09H00*
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com Defesas Civis dos Estados e Municípios.
O texto é divulgado apenas quando existe algum potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
*CONDIÇÃO METEOROLÓGICA*
Para hoje (23/06), há previsão de chuva no Sul do país com destaque para o leste de SC e o estado do PR que ainda tem chances de pancadas ao longo do dia com tendência a diminuir conforme a frente fria avança para o Sudeste. No Sudeste, conforme o avanço do sistema, há previsão de pancadas com severidades e podendo ser de intensidade pontualmente forte no estado de SP. Para o leste do nordeste segue a previsão de chuva fraca a moderada no decorrer do dia, principalmente entre AL e PB. Há previsão de pancadas também para o MS e MT devido a atuação do sistema frontal.
*RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA*
Permanece a observação à faixa leste do Nordeste do país, com destaque para a região entre o AL e a PB, onde há acumulados elevados observados nos últimos dias e atuação de áreas de instabilidade ao longo do dia.
Para as Regiões Sul e Sudeste, indica-se atenção, em especial para porção leste de SC, leste do PR e SP, onde podem ocorrer acumulados mais significativos localmente, indicando possibilidade de abertura de alertas.
*RISCO HIDROLÓGICO*
Considerando o volume de chuva acumulado nas últimas 24 horas na região norte do RS, e também nas regiões central e oeste de SC, a atenção permanece no RS, com destaque hidrológico para a bacia do rio Uruguai, onde uma nova onda de cheia deve se somar aos níveis elevados do rio uruguai em São Borja, Itaqui e Uruguaiana, fazendo a cheia perdurar por mais alguns dias. Nas bacias hidrográficas dos rio Taquari e Caí, no RS, onde o nível dos rios também já voltou a subir, e essa nova onda de cheia deve impactar principalmente o rio Caí, onde a cota pode atingir o transbordamento novamente em são Sebastião do Caí até o final do dia de hoje. No rio Taquari, a situação não deve causar grandes impactos.
Destaca-se também, que todo este volume de água das bacias que deságuam na região metropolitana de POA, devem estender os transtornos causados na região do Delta do Jacuí, especialmente na região das ilhas.
Em SC, a persistência da chuva pode causar alagamentos e transbordamento em bacias hidrográficas pequenas, especialmente na região nordeste do estado. Portanto, existe possibilidade de abertura de alertas hidrológicos até o fim do dia de hoje.