Notícias
23/04/2026- Briefing CEMADEN - CENAD
*BRIEFING CEMADEN – CENAD EM 23/04/2026 – 09h00*
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com as Defesas Civis dos estados e municípios.
O texto é divulgado quando há criticidade no potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
*CONDIÇÃO METEOROLÓGICA*
Para essa quinta-feira (23/04) persiste a previsão de continuidade de chuva no leste da Região Nordeste, com destaque para o sul da BA e região do Recôncavo Baiano. A partir da madrugada da próxima sexta-feira (24/04) chuvas intensas podem atingir grande parte do RN, leste de PE e da PB, com risco elevado para acumulados significativos. Na Região Norte do país, há condições para pancadas de chuva que podem ser localmente fortes e resultar em acumulados elevados nas Regiões Metropolitanas do AP, norte do PA, MA e PI.
Para a Região Sul, há previsão de pancadas de chuva localmente fortes com descargas elétricas no RS no dia de hoje (23/04), principalmente no centro e oeste do estado, avançando também para a região de Porto Alegre e Serra gaúcha na sexta-feira (24/04).
*RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA*
Para hoje (23/04), o destaque está para a faixa leste do Nordeste, principalmente para o Recôncavo Baiano, atenção ainda para a Região Metropolitana de Recife e Rio Grande do Norte. Atenção também para Manaus e região, devido aos acumulados prévios e previsão meteorológica. Em caso de intensificação da chuva, podem ser deflagrados deslizamentos de terra pontuais e induzidos bem como quedas de barreiras em rodovias.
Para os dias 24 e 25/04, atenção para o Rio Grande do Sul, com destaque à região de Santa Maria, Região Metropolitana de Porto Alegre e Serra Gaúcha, onde há possibilidade de ocorrer deslizamentos pontuais nas áreas de risco com maiores acumulados de chuva.
*RISCO HIDROLÓGICO*
Para hoje (12/04), a atenção se concentra nas faixas norte e leste da região Nordeste, com destaque para a região metropolitana de Salvador, e também para o baixo Amazonas, que inclui os municípios do Pará localizados na faixa que se estende desde Manaus até Macapá, no Amapá. Nestas regiões existe possibilidade de abertura e atualização de alertas hidrológicos para eventos pontuais de enxurradas e alagamentos.
Ao longo dos próximos 2 dias, destaca-se também a possibilidade de eventos de enxurradas e alagamentos no Rio Grande do Sul, principalmente na porção centro/leste do estado, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre.
No AM, mantemos a atenção ao deslocamento da onda de cheia do Rio Juruá em direção à Eirunepé. Atualmente com alerta vigente em Ipixuna e Eirunepé.
*ACESSE OS PRODUTOS E CANAIS DO CEMADEN:*
Painel de alertas em tempo real:
https://painelalertas.cemaden.gov.br
Previsão de Riscos Geo-Hidrológicos:
https://www.gov.br/cemaden/pt-br/assuntos/riscos-geo-hidrologicos/
Georisk - Índice de risco de deslizamento de terra:
https://georisk.cemaden.gov.br/
Fala DC - Atendimento das Defesas Civis:
https://faladc.cemaden.gov.br/
Formulário de Ocorrências Online: