Notícias
22/01/2025 - Briefing CEMADEN - CENAD
*BRIEFING CEMADEN - CENAD EM 22/01/2025 - 09H00*
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com Defesas Civis dos Estados e Municípios.
O texto é divulgado apenas quando existe algum potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
*CONDIÇÃO METEOROLÓGICA*
Nesta quarta-feira (22/01), o monitoramento ficará voltado, principalmente, para o oeste do PA, interior do PI e oeste de PE onde atuam áreas de instabilidade desde a madrugada, com chuva moderada e acumulados. A partir da tarde há previsão de pancadas de chuva, típicas de verão, em várias partes do Centro-Oeste, entre sul de MG e norte/nordeste de SP, e entre sul de SP e leste do PR.
*RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA*
Para hoje, a principal atenção é para a Região Norte, com destaque aos municípios da região de Santarém (PA), devido aos elevados acumulados observados nas últimas 12 horas e previsão meteorológica.
Atenção ainda ao Sudeste, com destaque ao estado de Minas Gerais, onde a chuva prevista pode ser localmente forte, não se descartando a possibilidade de abertura de alertas.
*RISCO HIDROLÓGICO*
Para hoje, atenção para a região centro/sul de MG, onde podem ocorrer eventos pontuais de enxurradas e alagamentos em função das chuvas no fim da tarde.
Atenção também ao litoral norte do Nordeste, especialmente a faixa que se estende de São Luís-MA até Macapá-AP, já na região norte. Nesses locais existe condição para ocorrência de eventos de enxurradas e alagamentos em função da previsão de chuvas intensas ao longo do dia de hoje.
Na região norte, especialmente nos municípios do baixo amazonas (região de Santarém, Monte alegre, Alenquer e arredores) já ocorreram acumulados significativos de chuvas nas últimas 12 horas, e deve continuar chovendo ao longo do dia de hoje. Portanto, nestas regiões é provável que já tenham ocorrido eventos de enxurradas e alagamentos pontuais. Sugere-se atenção às áreas de baixadas e igarapés, onde chuvas intensas podem trazer problemas locais,independentemente do nível do rio Amazonas.