Notícias
21/09/2025 - Briefing CEMADEN - CENAD
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com Defesas Civis dos Estados e Municípios.
O texto é divulgado apenas quando existe algum potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
*CONDIÇÃO METEOROLÓGICA*
Neste domingo (21/09), há previsão de pancadas de chuva com intensidade moderada a forte em grande parte do RS, oeste de SC e do PR, devido a formação de uma frente fria. Estas chuvas podem ser acompanhadas de descargas atmosféricas e existe a possibilidade de vendavais e granizos pontuais. Atenção principalmente ao centro - norte gaúcho, incluindo a capital Porto Alegre e a região de serras, onde os volumes de chuva podem ser elevados ao longo do dia de hoje. No restante do país, há previsão de pancadas isoladas nas regiões Norte e Centro Oeste, e entre a tarde e noite no estado de SP.
Para amanhã (22/09) a frente fria se desloca em direção ao sudeste, os maiores acumulados de chuva devem ser registrados entre SC e PR, e há potencial para pancadas de chuva em grande parte do estado de SP.
*RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA*
Hoje (21/09), mantém-se a atenção para o RS, principalmente em relação a eventos de deslizamentos pontuais. O destaque fica para as regiões de Santa Maria e serra gaúcha, principalmente Vale do Sinos e Caí, onde há os maiores acumulados de chuva no momento.
Para amanhã, (22/09), atenção para os estados de SC e PR, com destaque ao oeste catarinense e sudoeste paranaense, onde há possibilidade de registro de acumulados significativos, que podem deflagrar deslizamentos pontuais.
*RISCO HIDROLÓGICO*
Para hoje (21/09) mantém-se a atenção para a região Sul, com destaque para o oeste de SC e PR e para o estado do RS, principalmente a região metropolitana de POA e a região de Serra. Nesses locais, não se descarta a possibilidade de abertura/atualização dos alertas hidrológicos em função da possibilidade de eventos pontuais de alagamentos e inundações em rios e córregos, principalmente aqueles localizados em áreas urbanas e com deficiência do sistema de drenagem. Não são esperados eventos hidrológicos relacionados às bacias hidrográficas maiores.
Para amanhã (22/09), em função da continuidade de chuva para a região Sul e possibilidade de incrementos dos acumulados, não se descarta a abertura e/ou atualização de alertas hidrológicos para SC e PR.