Notícias
21/02/2026 - Briefing CEMADEN - CENAD
*BRIEFING CEMADEN – CENAD EM 21/02/2026 – 09h00*
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com as Defesas Civis dos estados e municípios.
O texto é divulgado quando há criticidade no potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
*CONDIÇÃO METEOROLÓGICA*
A previsão meteorológica indica continuidade de chuva entre o nordeste de SC e leste do PR que poderão incrementar os altos acumulados já existentes. Ao longo do dia, as áreas de instabilidade tendem a avançar para a Região Sudeste e causar chuva que pode ocorrer na forma de pancadas no litoral paulista, regiões metropolitanas da capital, de Campinas, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, no centro-sul de MG, zona da mata mineira e no RJ, incluindo litoral e áreas serranas. Na RMBH há possibilidade de chuvas pontuais. Não se descartam também pancadas de chuva pontualmente fortes em áreas do Centro-Oeste e Norte do país.
*RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA*
Para hoje (21/02) devido aos acumulados prévios associados a previsão meteorologia o foco do monitoramento estará voltado para a chuva entre o nordeste de SC, leste do PR e a tendência do avanço das áreas de instabilidade que deverão causar chuva no Sudeste. Nessas localidades, permanece o risco de ocorrer deslizamentos pontuais em áreas urbanas e queda de barreira em rodovias.
*RISCO HIDROLÓGICO*
Para hoje (21/02), dentro das regiões indicadas na previsão meteorológica, destaca-se a região de Joinville em SC, litoral do PR, RMSP, RM de Campinas, Vale do Paraíba e litoral de SP; em MG, a região Centro-Sul do estado, RMBH e Zona da Mata; no RJ a região serrana, litorânea e RMRJ; onde podem ocorrer eventos pontuais de enxurradas e alagamentos, com impactos significativos principalmente em áreas densamente povoadas.
Na Bacia Amazônica predomina o período das cheias sazonais, com início de vazante das sub-bacias ao sul (AC) e processo de cheia nos municípios do Alto Solimões.