Notícias
20/06/2025 - - Briefing CEMADEN - CENAD
BRIEFING CEMADEN - CENAD EM 20/06/2025 - 09H00
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com Defesas Civis dos Estados e Municípios.
O texto é divulgado apenas quando existe algum potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
CONDIÇÃO METEOROLÓGICA
Para hoje (20/06), o monitoramento continua voltado para o estado do Rio Grande do Sul, devido aos acumulados altos acumulados dos últimos dias, a previsão para hoje ainda é de continuidade da chuva de intensidade moderada no sudeste e leste do estado, com tendência de diminuir as chuvas no final do dia.
Na faixa leste do Nordeste, há previsão de chuva entre RN e BA com tendência de continuidade nos próximos dias principalmente entre AL e RN. Para o extremo norte do país são esperadas tempestades localizadas.
RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA
Para esta sexta-feira (20), a atenção está voltada para as Regiões Sul e Nordeste do país. No Rio Grande do Sul, apesar da diminuição da chuva nas últimas horas nos municípios suscetíveis a movimentos de massa, os alertas permanecem ativos devido aos altos acumulados. A atenção segue especialmente direcionada para as regiões de Santa Maria, Serra Gaúcha — incluindo o Vale do Taquari-Antas (principalmente o médio e o alto vale) —, além dos vales do Caí, dos Sinos e da Grande Porto Alegre. No momento, os acumulados já ultrapassam 324 mm em 96 horas em Santa Maria, 193 mm em Caxias do Sul, 250 mm em Bento Gonçalves/Veranópolis, 167 mm em Novo Hamburgo e 168 mm em Três Coroas. Também merece atenção o oeste de Santa Catarina, onde os acumulados superam 150 mm em 24 horas.
No Nordeste, a atenção está direcionada para a faixa leste, que se estende do Rio Grande do Norte até Alagoas. Os maiores acumulados observados nas últimas 24h estão na região de João Pessoa-PB e em 72h observam-se elevados acumulados em toda esta faixa leste.
RISCO HIDROLÓGICO
Para hoje, a atenção permanece no RS, com destaque hidrológico para a bacia do rio Uruguai, em função dos acumulados nas últimas 24 horas. Os alertas nos municípios banhados pelo rio Uruguai foram elevados para nível ALTO. Com relação às outras bacias hidrográficas do estado, todas estão em processo de recessão, e com um intervalo de 1 a 2 dias para a próxima chuva, o nível dos rios deverá estar em situação normal, especialmente os rios Taquari, Caí e rio dos Sinos, que deságuam na região metropolitana de POA.
Atenção também para a região nordeste, especialmente o litoral que se estende desde Alagoas até o Rio Grande do Norte, onde os acumulados das últimas 24 horas foram significativos e existe previsão de chuva para o dia de hoje, portanto, é provável a a abertura de alertas para eventos de alagamentos e enxurradas.