Notícias
19/02/2025 - Briefing CEMADEN - CENAD
BRIEFING CEMADEN - CENAD EM 19/02/2025 - 09H00
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com Defesas Civis dos Estados e Municípios.
O texto é divulgado apenas quando existe algum potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
CONDIÇÃO METEOROLÓGICA
Nesta quarta-feira(19/02), há previsão de novas pancadas de chuva nas Regiões Sul e Sudeste do país que podem incrementar os acumulados prévios, principalmente no leste do PR e de SP, destacando as regiões metropolitanas de Curitiba e de São Paulo, além da faixa litorânea paulista. No leste/nordeste de SC, a previsão é de chuva fraca e pancadas pontuais, que também podem incrementar os acumulados existentes no Vale do Itajaí e litoral norte. Não se descartam pancadas pontuais no RJ e no sul de MG, embora com menor probabilidade.
Nas demais regiões do país, há condições para pancadas pontualmente fortes no AM, oeste e norte do PA, leste do AP, interior do PI e grande parte do CE e no norte do RN.
RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA
Para o dia de hoje, a atenção se concentra nas regiões Norte, Sudeste e Sul do Brasil. Na região Norte, o foco está em Manaus, onde há alerta com risco moderado. No Sudeste, destaca-se o estado de São Paulo, especialmente a Baixada Santista, que apresenta elevados acumulados nas últimas 24 horas (150mm/24h), além da Grande São Paulo. Na região Sul, o destaque vai para o estado de Santa Catarina, com ênfase no Vale do Itajaí, e no Paraná, incluindo a Região Metropolitana de Curitiba e o litoral. Esse cenário é resultado de acumulados prévios e da possibilidade de chuvas fortes localizadas nas áreas mencionadas.
RISCO HIDROLÓGICO
Para hoje, a atenção fica voltada para as regiões leste dos estados do SC, PR e SP com foco nas regiões metropolitanas e litorâneas, onde podem ocorrer eventos de chuva convectiva de alta intensidade com possibilidade de causar alagamentos e enxurradas.
Além destes, destaca-se também a região norte AM, PA e AP com potenciais pancadas de chuva deflagradoras de processos de alagamentos e enxurradas. Na região Nordeste o foco se centra no leste do PI, CE e norte do RN onde há condições de pancadas de alta intensidade e potenciais alagamentos e enxurradas.