Notícias
18/06/2025 - Briefing CEMADEN - CENAD
*BRIEFING CEMADEN - CENAD EM 18/06/2025 - 09H00*
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com Defesas Civis dos Estados e Municípios.
O texto é divulgado apenas quando existe algum potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
*CONDIÇÃO METEOROLÓGICA*
Para hoje (18/06), o monitoramento ficará voltado para o estado do Rio Grande do Sul, devido aos acumulados prévios que ultrapassam os 200mm em alguns pontos, especialmente na porção central do estado, e à previsão de continuidade da chuva. Hoje, quarta-feira e amanhã, quinta-feira, ainda deve chover no estado como um todo, sendo que os maiores volumes estão previstos no setor centro-norte, incluindo tanto a região metropolitana de Porto Alegre, como as áreas serranas. Na sexta-feira ainda são esperadas precipitações na porção leste do estado, embora com tendência a significativa diminuição.
Na faixa leste do Nordeste do Brasil, há previsão de chuva fraca entre RN e BA. e no norte da Região Norte são esperadas tempestades localizadas.
*RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA*
Para esta quarta-feira (18), a atenção está concentrada no Rio Grande do Sul, especialmente nas regiões de Santa Maria, Serra Gaúcha - incluindo o Vale do Taquari-Antas (principalmente médio e o alto vale), Vale do Sinos e Grande Porto Alegre. No momento, os acumulados já ultrapassam 250 mm / 48 h em Santa Maria, 119 mm / 48 h em Caxias do Sul, 100 mm / 48 h em Bento Gonçalves e 112 mm / 48 h em Novo Hamburgo, e, segundo a previsão, há expectativa de que esses volumes aumentem ainda mais.
*RISCO HIDROLÓGICO*
Para hoje, a atenção está concentrada no estado do Rio Grande do Sul, com destaque para os municípios e bacias da região centro-sul, para onde já existem alertas vigentes em nível moderado e alto. O Rio Ibirapuitã em Alegrete transbordou e segue em elevação, assim como o Rio Quaraí, que se encontra acima da cota de alerta. Nas bacias dos Rios Taquari e Caí, os níveis se elevaram rapidamente, ultrapassaram a cota de alerta em vários municípios e há previsão de transbordamento devido à continuidade da chuva, incrementando os acumulados pretéritos. Destacamos ainda a Região Metropolitana de Porto Alegre e a região de Santa Maria, com acumulados elevados desde ontem e previsão de continuidade da chuva até amanhã, com possibilidade de ocorrência de alagamentos e/ou transbordamento de córregos urbanos.