Notícias
18/01/2026 - Briefing CEMADEN - CENAD
BRIEFING CEMADEN – CENAD EM 18/01/2026 – 09h00
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com as Defesas Civis dos estados e municípios.
O texto é divulgado apenas quando há potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
CONDIÇÃO METEOROLÓGICA
Para hoje (18/01), a atenção ficará voltada para a Região Sul e Sudeste devido a previsão de pancadas de chuva com possibilidade de temporais de intensidade moderada/forte em algumas localidades do centro-leste gaúcho (incluindo Região Metropolitana de Porto Alegre) e nordeste do RS, leste de SC, do PR, centro-leste de SP, sul de MG e RJ.
RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA
Para hoje (18/01), devido aos acumulados registrados nas últimas 48h e da previsão de continuidade da chuva ao longo do dia, a atenção concentra-se na Região Sul do país, com destaque para os municípios localizados no centro-leste do RS (principalmente a Região Metropolitana de Porto Alegre e Serra Gaúcha), no leste de SC e no leste do PR (especialmente na Serra do Mar Paranaense). Na Região Sudeste do país, também ficam em destaque os municípios localizados no leste do estado de São Paulo (Região de Campinas, Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira), no sul de MG (Região de Pouso Alegre e Juiz de Fora) e no sul do RJ. Diante desse cenário, não se descarta a possibilidade de ocorrência de deslizamentos pontuais e induzidos, bem como de quedas de barreiras em estradas e rodovias.
RISCO HIDROLÓGICO
Para hoje (18/01), a atenção se concentra nas Região Sul e Sudeste, com destaque para as regiões metropolitanas de Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, devido à previsão de possibilidade de chuva, com possibilidade de pancadas localmente fortes, que podem desencadear alagamentos urbanos, enxurradas em áreas com alguma declividade e inundações de pequenos córregos urbanos.
Destaca-se também o nível do rio Acre em rio Branco, que no momento está acima da cota de transbordamento e deve permanecer oscilando em torno desta cota ao longo dos próximos dias.