Notícias
17/12/2025 - Briefing CEMADEN - CENAD
*BRIEFING CEMADEN - CENAD EM 17/12/2025 - 09H00*
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com Defesas Civis dos Estados e Municípios.
O texto é divulgado apenas quando existe algum potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
*CONDIÇÃO METEOROLÓGICA*
Nesta quarta-feira (17/12), a previsão indica continuidade da chuva, que pode ser intensa localmente e acompanhada de severidade, no litoral norte paulista, Vale do Paraíba, estados do RJ e MG e sul do ES. Os acumulados previstos são elevados, principalmente no RJ e em MG, o que poderá incrementar de forma significativa os registros de chuva já observados. Há também condições para pancadas isoladas no MT, AC, AM, RO e AP.
*RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA*
Para hoje (17/12), o monitoramento permanece concentrado na Região Sudeste, com destaque para os estados de SP (RM, RM de Campinas, Baixada Santista e Vale do Paraíba, incluindo o litoral norte do estado), RJ (todo o estado, com destaque para a Região Serrana), MG (RMBH e Zona da Mata) e sul do ES. A previsão meteorológica indica possibilidade de continuidade das chuvas, que podem ocorrer em forma de pancadas, gerando novos acumulados ao longo do dia. Esse cenário associado aos acumulados prévios pode ocasionar deslizamentos pontuais e esparsos em taludes de estradas e em áreas vulneráveis dos municípios onde os volumes de chuva forem mais expressivos.
*RISCO HIDROLÓGICO*
Para hoje (17/12), a atenção fica voltada para a região serrana e metropolitana do Rio de Janeiro e para o norte Fluminense; para o Vale do Paraíba, com destaque para o litoral norte no estado de São Paulo; e para a região metropolitana de Belo Horizonte e Juiz de Fora em Minas Gerais, onde a atuação de áreas de instabilidade ao longo do dia pode gerar pancadas de chuva fortes e localizadas, com potencial para causar eventos de enxurradas e alagamentos, principalmente nas áreas urbanas. Há possibilidade para pancadas de chuva na região Norte, com destaque para as capitais Rio Branco e Manaus, onde pode haver ocorrência de enxurradas e alagamentos.